Margem de refinação da Galp recua 68% no terceiro trimestre

Margem de refinação da Galp recua 68% no terceiro trimestre

A venda de gás natural da empresa liderada por Filipe Silva subiu 18% e a eletricidade 88%.
Publicado a
Atualizado a

A margem de refinação da Galp - diferença entre o custo de compra do petróleo e o preço de venda dos produtos refinados como a gasolina e gasóleo - afundou 68% no terceiro trimeste deste ano para 4,70 dólares por barril que compara com os 14,60 dólares registados em igual período homólogo, de acordo com o comunicado enviado esta segunda-feira, 14, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Numa comparação em cadeia este indicador recuou 39% à luz do trimestre anterior.

Segundo o trading update relativo ao desempenho operacional dos meses entre julho e setembro, a empresa liderada por Filipe Silva viu a produção petrolífera cair 10% para 112 mil barris por dia quando comparado com o terceiro trimestre de 2023, mas olhando para os três meses anteriores o indicador de working interest production subiu 6%.

No que respeita à produção de produtos petrolíferos registou-se um avanço face a 2023 de 5% para 4,1 toneladas métricas o que se traduz num recuo em de 5% em termos trimestrais (4,3 toneladas métricas no segundo trimestre do ano). Já a venda de produtos petrolíferos cresceram 1% com o gás natural a avançar 18% e a eletricidade a disparar 88%.

No capítulo das renováveis, a informação avançada à CMVM aponta para um aumento na produção de 12% relativamente ao terceiro trimestre de 2023, para 853 gigawatts-hora (GWh). Por outro lado, o preço de venda da energia renovável tombou 38% para os 48 euros por megawatt-hora (MWh). 

A apresentação dos resultados trimestrais da Galp Energia está marcada para o próximo dia 28 de outubro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt