DeepSeek, a rival chinesa do ChatGPT que ameaça retirar um bilião de dólares às grandes tecnológicas

DeepSeek, a rival chinesa do ChatGPT que ameaça retirar um bilião de dólares às grandes tecnológicas

Há uma empresa chinesa, relativamente desconhecida no Ocidente, que lançou um assistente virtual em IA que pretende superar o ChatGPT. Já regista mais downloads nos EUA do que o ChatGPT.
Publicado a
Atualizado a

As empresas tecnológicas como a Nvidia, Intel ou Oracle arriscam perder um bilião de dólares (951 mil milhões de euros) em Wall Street, devido ao sucesso que o novo modelo de inteligência artificial (IA) da startup chinesa DeepSeek está ter.

A DeepSeek, que compete com o ChatGPT da OpenAI e com o Gemini da Microsoft, lançou na última semana uma plataforma de assistência virtual em IA. De acordo com a Reuters, o modelo da startup promete usar menos dados e ser menos dispendioso.

A agência de notícias anglo-saxónica refere mesmo que o modelo da DeepSeek, por ser de baixo custo, é visto como um eventual "ponto de viragem" no recurso à IA. E, precisamente, por ser um modelo mais barato colocará dúvidas sobre o domínio das empresas norte-americanas, e também algumas japonesas e sul-coreanas, no setor tecnológico, que depende cada vez mais do uso da IA.

Segundo a Bloomberg, o setor tecnológico norte-americano, com Nvidia, Oracle, Intel, Apple ou Microsoft à cabeça, arrisca perder um bilião de dólares.

O hype em torno da IA tem alavancado uma série de grandes investimentos - Washingotn anunciou há dias 500 mil milhões para aplicar em infraestruturas de IA -, o que tem levado os investidores a apostar fortemente no setor tecnológico, colhendo ganhos robustos nos mercados de capitais, sobretudo no Nasdaq, índice de Wall Street para o setor tecnológico.

Os valores não são conhecidos até agora, mas a confirmar-se que a DeepSeeks consegue implementar modelos de IA a um preço mais baixo - o modelo anterior da DeepSeeks foi criado apenas com 5,7 milhões de euros -, as grandes tecnológicas, sobretudo as norte-americanas poderão perder competitividade aos olhos dos investidores.

Durante a manhã desta segunda-feira, segundo a agência Lusa, os futuros do Nasdaq tecnológico apontavam para uma correção de 2,6%, depois de o modelo chinês de aplicação de IA DeepSeek R-1 ter superado o ChatGPT nos downloads gratuitos da App Store, tanto na China como nos Estados Unidos.

Na sexta-feira, o Nasdaq fechou a recuar 0,50% para 19.954,30 pontos, e estavam a cair quase 4% na fase de pré-negociação, antes do arranque da sessão desta segunda-feira.

A DeepSeeks é apresentada como uma startup, tem sede em Huangzhou e foi fundada por Liang Wenfend, um empresário chinês de 40 anos. Numa entrevista recente, Wendfend declarou querer "liderar" na IA e superar Silicon Valley. 

Liang Wendfend já entrou na órbita do governo chinês como principal rosto chinês na IA, tendo reunido já com o primeiro-ministro, Li Qiang, na última semana.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt