DeepSeek, a rival chinesa do ChatGPT que ameaça retirar um bilião de dólares às grandes tecnológicas
As empresas tecnológicas como a Nvidia, Intel ou Oracle arriscam perder um bilião de dólares (951 mil milhões de euros) em Wall Street, devido ao sucesso que o novo modelo de inteligência artificial (IA) da startup chinesa DeepSeek está ter.
A DeepSeek, que compete com o ChatGPT da OpenAI e com o Gemini da Microsoft, lançou na última semana uma plataforma de assistência virtual em IA. De acordo com a Reuters, o modelo da startup promete usar menos dados e ser menos dispendioso.
A agência de notícias anglo-saxónica refere mesmo que o modelo da DeepSeek, por ser de baixo custo, é visto como um eventual "ponto de viragem" no recurso à IA. E, precisamente, por ser um modelo mais barato colocará dúvidas sobre o domínio das empresas norte-americanas, e também algumas japonesas e sul-coreanas, no setor tecnológico, que depende cada vez mais do uso da IA.
Segundo a Bloomberg, o setor tecnológico norte-americano, com Nvidia, Oracle, Intel, Apple ou Microsoft à cabeça, arrisca perder um bilião de dólares.
O hype em torno da IA tem alavancado uma série de grandes investimentos - Washingotn anunciou há dias 500 mil milhões para aplicar em infraestruturas de IA -, o que tem levado os investidores a apostar fortemente no setor tecnológico, colhendo ganhos robustos nos mercados de capitais, sobretudo no Nasdaq, índice de Wall Street para o setor tecnológico.
Os valores não são conhecidos até agora, mas a confirmar-se que a DeepSeeks consegue implementar modelos de IA a um preço mais baixo - o modelo anterior da DeepSeeks foi criado apenas com 5,7 milhões de euros -, as grandes tecnológicas, sobretudo as norte-americanas poderão perder competitividade aos olhos dos investidores.
Durante a manhã desta segunda-feira, segundo a agência Lusa, os futuros do Nasdaq tecnológico apontavam para uma correção de 2,6%, depois de o modelo chinês de aplicação de IA DeepSeek R-1 ter superado o ChatGPT nos downloads gratuitos da App Store, tanto na China como nos Estados Unidos.
Na sexta-feira, o Nasdaq fechou a recuar 0,50% para 19.954,30 pontos, e estavam a cair quase 4% na fase de pré-negociação, antes do arranque da sessão desta segunda-feira.
A DeepSeeks é apresentada como uma startup, tem sede em Huangzhou e foi fundada por Liang Wenfend, um empresário chinês de 40 anos. Numa entrevista recente, Wendfend declarou querer "liderar" na IA e superar Silicon Valley.
Liang Wendfend já entrou na órbita do governo chinês como principal rosto chinês na IA, tendo reunido já com o primeiro-ministro, Li Qiang, na última semana.