Atena Equity Partners reforça internacionalização da Plastrofa com compra em Espanha
A Atena Equity Partners anunciou o reforço da internacionalização da sua participada Plastrofa, empresa portuguesa que fabrica filmes técnicos e embalagens plásticas flexíveis, através da aquisição da espanhola Manufacturas Polisac, especialista em sacos técnicos para os setores de segurança, logístico, industrial e alimentar.
O investimento, concretizado através do fundo Atena II, "enquadra-se na estratégia de internacionalização da Plastrofa e permite a criação de um grupo ibérico com uma posição relevante no setor das embalagens plásticas flexíveis", refere em comunicado.
A Atena Equity Partners entrou no capital da Plastrofa há dois anos e, desde então, a empresa da Trofa "profissionalizou a gestão, obteve a certificação alimentar BRC, reforçou a sua capacidade produtiva e investiu em sustentabilidade, com a instalação de uma moderna unidade de tratamento de compostos orgânicos voláteis".
A sua estratégia de crescimento internacional é agora reforçada com a integração da Manufacturas Polisac, empresa presente em mais de 10 países europeus e que atua numa gama de produtos complementares.
O novo grupo, que resulta desta aquisição, regista um volume de agregado superior a 24 milhões de euros e emprega mais de 130 colaboradores. Disponibiliza soluções de embalagens em plástico flexível e filmes técnicos, sob a forma de manga, filme, folha e saco. "As suas soluções permitem diminuir em 70% o consumo de plásticos face às embalagens convencionais de plástico rígidas, captando clientes em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Bélgica", refere a Atena Equity Partners.
E acrescenta que a "criação de um grupo ibérico possibilita fortes sinergias comerciais e operacionais, reforçando a capacidade do grupo para responder às necessidades dos seus atuais clientes, mas também crescer com a captação de novos clientes a nível nacional e internacional".
No comunicado especifica, ainda, que a Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em "empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus setores". A aquisição da Manufacturas Polisac constitui o primeiro investimento da Atena no mercado espanhol.
Os seus fundos estão interessados em empresas "de todos os setores de atividade", da indústria aos serviços empresariais, passando pela saúde e tecnologias de informação. As empresas deverão apresentar "preferencialmente um nível de faturação acima de 10 milhões de euros, com resultados positivos ou negativos".
Entre as participadas dos fundos geridos pela Atena Equity Partners estão empresas como as clínicas dentárias MALO CINIC, a empresa de moldes Tecnifreza, a farmacêutica Sidefarma, a empresa de acabamentos têxtil de luxo Quinta & Santos, a rede de hospitais privados Unisana Hospitais, a líder ibérica em brinquedos STEAM Science4You, a produtora de cerâmica tableware Matcerâmica, o grupo especialista em cibersegurança e tecnologias de informação Redshift ou a corretora de seguros NacionalGest.