Criança de nove anos ganha mais de um milhão de euros por ano no YouTube

Evan tem mais de um milhão de seguidores no site de partilha de vídeos, onde publica as suas críticas a brinquedos. Estrelas do YouTube ganham milhões por visualizações.
Publicado a: 
Atualizado a: 

Mil milhões de visualizações no Youtube. O número impressionante foi atingido este mês e justifica o cheque que Evan, de nove anos, leva para casa ao final do ano: mais de um milhão de euros. Como? Evan publica vídeos de críticas a brinquedos na site de partilha de vídeos. De Lego aos Ovos Kinder, passando pelos Angry Birds, nos últimos anos Evan habituou-se a brincar em frente às câmaras.

O negócio começou por ser uma brincadeira entre pai e filho, quando resolveram fazer vídeos de animação (stop-motion) com bonecos de plasticina, e Evan pediu ao pai para partilhar os vídeos no YouTube, para os amigos poderem ver. Mas o pai, Jared, resolveu usar a sua empresa de produção de vídeo para dar os toques finais e os vídeos ganharam um ar profissional. O jeito de Evan para enfrentar uma câmara fez o resto e assim nasceu o canal EvanTube.

Quatro anos depois, Evan está em força nas redes sociais, com site próprio, página de Facebook, contas de Twitter e Instagram, e o negócio envolve uma equipa de vendas que negoceia anúncios e outros acordos com várias marcas. Quando se olha para os números percebe-se porquê: o vídeo mais visto tem 60 milhões de visualizações e no total Evan tem mais cliques que Madonna ou Jay- Z. Segundo a Business Insider, isso já vale mais de um milhão de euros por ano.

Este valor deixava Evan no 20.º lugar na lista dos utilizadores que mais dinheiro ganham no Youtube, em março passado, segundo a Business Insider. E Evan não está sozinho no mercado das críticas a brinquedos e jogos de vídeo. Aliás, na crítica a videojogos, um sueco chamado Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, é uma estrela do YouTube, com mais de 34 milhões de subscritores e receitas a rondar os 3,5 milhões de euros, segundo o Wall Street Journal.

Mas segundo o pai de Evan, numa entrevista à Newsweek em 2013, quando o canal estava a ganhar popularidade, todos os lucros do canal da criança vão para poupanças e investimentos para os dois filhos. Jared disse ainda que Evan não tinha noção da popularidade do canal, o que entretanto mudou, com convites para aparecer na televisão norte-americana, em programas como o The View. A família tenta manter a privacidade, não revelando o apelido ou onde vivem nas entrevistas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt