Durão Barroso pede a todos os países da UE para ajudarem a estabilizar moeda única
O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que a ajuda à Grécia implique toda a União Europeia e não só os países da zona euro, já que a estabilidade da moeda única interessa a todos.
"Gostaria que todos os países contribuíssem para a ajuda, já que [a situação] afecta os interesses de todos", avançou Durão Barroso numa entrevista hoje publicada no diário alemão Bild.
"Se o euro vacilar, todos os países terão dificuldades. Mesmo os que têm moeda própria", acrescentou, lembrando que o Reino Unido, apesar de não fazer parte da zona euro, participou na ajuda à Irlanda.
O presidente da Comissão afirmou ainda que a Alemanha não perdeu dinheiro, até agora, com o resgate grego, já que a sua contribuição não foi feita em pagamentos directos, mas em créditos e garantias e insistiu que, por ser a maior economia da Europa é também o país que mais proveito tem tirado do euro.
As declarações de Durão Barroso hoje publicadas fazem parte de uma entrevista que deu na segunda-feira ao Bild, tendo o jornal divulgado já as advertências do presidente da CE contra as "reacções de pânico" e salientado que a falência da Grécia sairia mais cara à Europa do que o resgate.