Taxa de inflação desceu para 9,9% em novembro

Taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior, avança o INE.
Publicado a
Atualizado a

A taxa de inflação terá diminuído para 9,9% em novembro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior, avança o Instituto Nacional de Estatística.

Ainda assim, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,2% (7,1% no mês precedente), o valor mais elevado desde dezembro de 1993.

"Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para 24,8% (taxa 2,8 p.p. inferior ao mês anterior). O índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 18,4% (18,9% em outubro), contrastando com a aceleração estimada nos produtos alimentares transformados, que terão registado uma variação de 16,8% (14,1% no mês precedente)", pode ler-se na nota.

Face ao mês anterior, "a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,3% (1,2% em outubro e 0,4% em novembro de 2021)".

Estima-se ainda, indica o INE, uma variação média nos últimos 12 meses de 7,3% (6,7% no mês anterior).

É referido que "o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 10,3% (10,6% no mês precedente).

O INE informa que os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro de 2022 serão publicados no próximo dia 14 de dezembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt