Portugal vai receber mais de 21 milhões de turistas em 2017
As praias estão cheias, os hotéis esgotados e em certas ruas mal se ouve falar português. De 2017 espera-se que seja um dos melhores anos de sempre para o turismo nacional. E os números já parecem comprová-lo. Os dados do INE revelam que Portugal recebeu até abril mais de 5,3 milhões de turistas, um aumento de 10,9% face ao ano passado. O dobro da taxa de crescimento em Espanha. E os proveitos dos hotéis somaram 714,8 milhões de euros, mais 18,7%.
A manter-se o ritmo, o contador de visitantes deverá ultrapassar os 21 milhões no final de 2017, que compara com 19,1 milhões do ano passado. "O objetivo é crescer 10% em relação a 2016. Neste momento estamos a crescer acima da meta estabelecida na Estratégia Turismo 2027, na qual tínhamos definido um crescimento anual de 8%", afirma ao DN/Dinheiro Vivo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
E se em abril o efeito Páscoa deu um empurrão ao setor hoteleiro, com o número de hóspedes a disparar 20% face a março, a maior subida mensal de sempre, os números de maio deverão refletir a visita do Papa Francisco. "Esperamos que o ritmo de crescimento se tenha mantido em maio. Os operadores dizem-nos que a procura tem sido muitíssimo grande."
A sul de Fátima as contas de maio já estão feitas e colocam bem alta a fasquia para o verão que aí vem. "A taxa de ocupação aumentou 6% e é essa a nossa perspetiva para o acumulado do ano. Já no que toca ao volume de negócios, o aumento foi de 12% e também esperamos que esse ritmo se mantenha", revela ao DN Elidérico Viegas, presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos do Algarve.
E não tem dúvidas em classificar 2017 como "o ano da viragem" para o setor, e em especial para a região, que em 2016 recebeu 3,9 milhões de turistas e representa 35% do turismo nacional. "Vamos atingir pela primeira vez desde o virar do século uma taxa de ocupação superior a 65% durante todo o ano, que é a considerada ideal. Só a partir daqui é que os hoteleiros conseguem rentabilizar os investimentos e gerir a política de preços", destaca Elidérico Viegas.
Recuperar o que a crise esmagou é também o principal desejo do presidente da Confederação do Turismo Português. "Gostava que o foco estivesse na subida do preço médio, para conseguirmos acompanhar o aumento de visitas. É preferível ter 50 quartos a 200 euros do que cem quartos a cem euros porque implica menos despesa. Estamos no bom caminho porque o preço sobe quando a ocupação aumenta", explica Francisco Calheiros.
Os bons números do primeiro quarto do ano provam que é possível associar a marca Portugal ao turismo nos doze meses do ano. Governo e associações concordam que essa deve ser a prioridade do setor. Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, destaca que além da segurança, há outra matéria-prima que pode ser mais bem explorada. "O Algarve só do verão não chega para a sustentabilidade da região. A época balnear ser apenas entre junho e setembro não faz sentido nenhum. Acredito que podemos ser uma região piloto e alargar ao ano todo, porque algumas praias têm condições para isso. E seria sem dúvida mais um fator de diferenciação".