Portugal e Espanha vão poder fixar tetos ao preço do gás

Os 27 concordaram esta sexta-feira em dar tratamento especial à "ilha energética" ibérica, onde vai ser possível desligar o mercado da eletricidade das subidas do gás, antes de Bruxelas avançar opções de reforma para o mercado da energia.
Publicado a
Atualizado a

Portugal e Espanha vão poder fixar tetos máximos ao preço do gás usado na geração de eletricidade, anunciou nesta sexta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após a obtenção de acordo no Conselho Europeu para que os parceiros ibéricos recebam "tratamento especial" no mercado de energia nesta fase.

"Concordámos com um tratamento especial que é possível à Península Ibérica", adiantou a presidente do executivo europeu, confirmando o acolhimento favorável à proposta portuguesa e espanhola, que argumentava com a situação excecional de fracas interligações energéticas com o resto do continente europeu.

Para a decisão dos 27, pesou esse ​​​​​​​factor, bem como o forte mix de renováveis presente no mercado de eletricidade ibérico, indicou von der Leyen.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt