Governo disponível para tornar creches gratuitas para 40 mil crianças

A medida ainda vai ser debatida na especialidade com os partidos e poderá abranger até 40 mil crianças no sistema de cooperação.

O Governo admite tornar as creches gratuitas para as crianças que estão abrangidas pelo primeiro escalão de rendimento, podendo a medida chegar a cerca de 40 mil crianças.

"O governo está disponível, para em sede da especialidade, tornar a creche gratuita para as crianças abrangidas pelo primeiro escalão de rendimentos de comparticipação familiar por crianças que frequentem creches abrangidas pelo sistema de cooperação", anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no âmbito do debate do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

A medida tem sido defendida pelo PCP que apresentou uma proposta de alteração ao OE2020 no sentido da gratuitidade das creches. "É garantida a gratuitidade de frequência de creche a todas as crianças cujo agregado familiar pertença ao primeiro escalão de rendimentos da comparticipação familiar, até à entrada no ensino pré-escolar", lê-se no texto da proposta de alteração dos comunistas. "Esta medida poderá abranger 40 mil crianças, incluindo primeiros filhos neste escalão", indicou ainda Ana Mendes Godinho.

Notícia em atualização no Dinheiro Vivo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG