Conheça os finalistas do Carro do Ano 2020

Já estão escolhidos os sete finalistas que vão lutar pelo título de Carro do Ano em Portugal. Daqui por uma semana, um deles será o sucessor do Peugeot 508.

Os testes chegaram ao fim e depois de meses a conduzir todos os 28 candidatos, o júri, composto por 19 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social - entre os quais o Diário de Notícias -, chegou esta terça-feira a uma primeira seleção.

Dos 28 candidatos iniciais sobram agora sete, numa lista onde constam o BMW Série 1, o Kia XCeed, o Mazda 3 Hatchback, o Opel Corsa, o Peugeot 208, o Skoda Scala e o Toyota Corolla.

Entre estes sete candidatos, existe apenas um representante do segmento com maiores vendas em Portugal, o dos SUV, sobretudo os SUV compactos - o Kia XCEED -, mas a lista é ainda assim um retrato bastante fiel do mercado e das preferências do consumidor português.

O próximo passo é a votação final, marcada para 20 de fevereiro, onde o júri escolherá o modelo que vai receber o título "Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020" e ainda os vencedores em cada uma das categorias a concurso, em segmentos como Citadino, Familiar, Desportivo (inclui descapotáveis), Grandes SUV, SUV"S Compactos, Elétricos e Híbridos.

No ano em que entram em vigor regras mais apertadas para o controlo de emissões poluentes e gases com efeito de estufa na União Europeia, com a entrada em cena de pesadas multas para as marcas que ficarem para lá dos limites médios, as duas últimas categorias - Eléctricos e Híbridos - representam um esforço para acompanhar as tendências de um mercado cada vez mais electrizado e preocupado com o ambiente.

A 37ª edição do Carro do Ano reedita ainda o prémio Tecnologia e Inovação, com os jurados a distinguir dispositivos ou tecnologias de apoio à condução e à segurança, que beneficiem diretamente condutor, passageiros e/ou peões, e a promoção da segurança rodoviária.

O "Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020" é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso, onde o Global Media Group marca presença com jurados em representação de algumas das suas marcas - Diário de Notícias, TSF e Motor 24.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG