Dinheiro
27 março 2023 às 08h28

As despesas que vão baixar o seu IRS e aumentar o reembolso

Com a data para entrega da declaração anual de IRS a iniciar já em abril, saiba quais são as despesas que o podem ajudar a baixar o seu IRS e, caso haja lugar a receber, aumentar o seu reembolso.

Dinheiro Vivo

Segundo o folheto informativo do IRS 2022, os contribuintes têm de entregar a declaração anual de rendimentos entre 1 de abril próximo e 30 de junho, como aliás tem sido regra nos últimos anos. Mas, a preparação para este acerto anual do imposto já começou muito tempo antes.

Neste artigo pode conhecer quais as despesas que o poderão ajudar a baixar o seu IRS e, caso haja lugar a receber, aumentar o seu reembolso este ano.

Praticamente todas as despesas do seu dia a dia ficam agregadas nesta categoria. Como por exemplo, gastos com supermercado, combustível, água, eletricidade, gás, comunicações, lazer e vestuário.

Na categoria de despesas gerais familiares, a dedução no IRS é de 35%, com um limite máximo de 250 euros, por contribuinte. No caso de entregar o IRS em conjunto com o seu cônjuge, o limite é sobe para os 500 euros. As famílias monoparentais têm direito a uma dedução de 45%, até 335 euros.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia