7.ª edição do IoT Challenge. Como relacionar a Internet das Coisas e o 5G

Altice Empresas desafia empresas e startups a apresentarem até 6 de maio soluções de IoT com conectividade 5G.

O desafio está lançado: apresentar soluções que relacionem a Internet das Coisas e o 5G. É o lançamento oficial da 7.ª edição do IoT Challenge, um evento tecnológico promovido pela marca do segmento empresarial da Altice Portugal - a Altice Empresas.

As inscrições decorrem, no site da Altice Empresas, até 6 de maio e todas as empresas e startups nacionais ou internacionais podem concorrer nas áreas de Gestão de Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-Estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular, Indústria ou Retalho e Serviços.

O processo é simples. Após a inscrição, é feita uma seleção prévia e divulgados os projetos a concurso. Os participantes são então chamados a participar num evento de kick-off, altura em que "oficialmente" fazem parte da competição e a partir da qual podem usufruir do serviço IoT Connect da Altice Empresas, bem como dos espaços e expertise da Altice nos laboratórios golabs.5G e golabs.IoT.

Os finalistas serão nomeados através de uma apresentação ao júri. As três soluções que conseguirem surpreender através da apresentação de uma combinação de aplicabilidade e maturidade da solução, inovação e atratividade do modelo de negócio participarão na final.

Segundo a Altice, cada equipa vencedora receberá três equipamentos 5G da Samsung e irá poder beneficiar da possibilidade de ver integrada a sua solução no portefólio de Produtos e Serviços da Altice Empresas. Os projetos vencedores serão conhecidos em outubro.

Ao longo das seis edições deste prémio, o IoT Challenge já impactou cerca de 200 participantes, 70 empresas e consagrou mais de 20 vencedores, numa missão que a Altice refere como "uma contribuição para reforçar o mercado português de soluções de Internet of Things". Na edição anterior, por exemplo, que recebeu 27 candidaturas, foram vencedoras a SurgeonMate, que desenvolve soluções para profissionais de saúde; a Beyond Vision, que faz uso da tecnologia aplicada a drones para monitorizar campos agrícolas ou assegurar logística de última milha, e a Voxelmaps, que trabalha com modelos de inteligência artificial aplicados a dados recolhidos, em tempo real, em mapas 4D.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG