Rúben Amorim vai treinar o Sporting. Silas despede-se esta noite com o Famalicão

Leões defrontam nesta terça-feira o Famalicão, naquele que será o último jogo de Silas no comando da equipa. SAD do Sporting já chegou a acordo com Sp. Braga para contratar Rúben Amorim.

Rúben Amorim vai tornar-se nas próximas horas no novo treinador do Sporting e ocupar o cargo de Jorge Silas. De acordo com a edição online do jornal O Jogo, o acordo entre o Sporting de Braga e os leões está fechado e envolve o pagamento de seis milhões de euros (a cláusula do treinador bracarense era de 10 milhões) e ainda percentagens dos passes de três jogadores: Palhinha, Ivanildo Fernandes e Gelson Dala.

O anúncio oficial pode ser feito ainda durante esta terça-feira, após o jogo entre o Famalicão e o Sporting, o último de Silas no cargo, que está agendado para as 20.00.

As direções dos dois clubes estavam em negociações há alguns dias, mas só nesta terça-feira o acordo foi fechado, com o Sp. Braga a aceder baixar o valor para negociar abaixo da cláusula de rescisão, mas a a querer envolver jogadores na negociação.

O Sporting joga nesta terça-feira à noite em Famalicão, naquele que será o último jogo de Jorge Silas no comando da equipa. Na segunda-feira, na conferência de imprensa de lançamento do jogo, o técnico não descartou a possibilidade de sair já do comando do clube.

"Não há ninguém que não seja treinador a prazo. Tudo o que se diz, se fosse comentar não faria outra coisa... Há uma coisa que é verdade: entrei no Sporting com 10 anos pela porta 10A e jamais quero prejudicar o Sporting", referiu.

O Sporting está atualmente na quarta posição do campeonato, precisamente atrás do Sporting de Braga de Rúben Amorim. Mesmo em caso de vitória esta noite, os leões vão sempre manter-se no terceiro posto, embora encurtem a distância para um ponto.

No sábado, no lançamento do jogo com o Marítimo, quando foi questionado sobre o interesse do Sporting, Rúben Amorim fugiu ao assunto: "Sou treinador do Sp. Braga, não sei de nada, essas notícias passam-me completamente ao lado, como passou toda a polémica no início do meu trabalho aqui [...] não sabemos o dia de amanhã. Hoje sou treinador do Braga, tenho contrato com o Braga, sou muito feliz aqui. O futebol é cada vez mais o momento."

Rúben Amorim será o sexto treinador do Sporting desde que Frederico Varandas é presidente do clube (foi eleito em setembro de 2018), depois de José Peseiro, Tiago Fernandes (interino), Marcel Keizer, Leonel Pontes (também na condição de interino) e Jorge Silas.

Rúben Amorim, de 35 anos, começou a carreira na época passada no Casa Pia, equipa do Campeonato de Portugal. Mas deixou o clube a meio da época depois de uma polémica relacionada com o facto de não ter o nível de treinador exigido pelos regulamentos. Já na atual temporada assumiu o comando da equipa B dos bracarenses, rendendo depois Sá Pinto na formação principal. E em pouco tempo tornou-se no treinador sensação. Além de ter conquistado a Taça da Liga, venceu o Benfica no Estádio da Luz e bateu o FC Porto e o Sporting em duas ocasiões.

Para o cargo de Rúben Amorim, o Sp. Braga vai apostar em Custódio, ex-jogador do Sp. Braga e do Sporting que integrava a estrutura de técnicos do clube minhoto - era o treinador da equipa de juvenis dos arsenalistas.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG