Conheça o grupo "difícil" de Portugal na qualificação para o Euro 2020

Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo no caminho de Portugal na qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. Jogos começam a 21 de março de 2019

Portugal ficou a conhecer durante a manhã deste domingo, em Dublin, os quatro adversários na fase de qualificação para o Euro 2020: Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo. Curiosamente, ucranianos e sérvios também têm, no mínimo, a participação no playoff garantida.

Fernando Santos considerou o grupo "difícil", apesar de ter evitado a Alemanha. "Portugal evitou a Alemanha ou a Alemanha evitou Portugal? Quer a Ucrânia quer a Sérvia são duas excelentes equipas, que subiram de divisão na Liga das Nações. Conhecemos a Sérvia da qualificação do Euro 2016, com vários jogadores campeões do mundo de sub-20. A Ucrânia também tem excelentes jogadores. Será difícil jogar na Lituânia. E o Luxemburgo tem vindo a crescer e tem aquele clima de muitos emigrantes. Olhando para o ranking, diria que há três candidatos para dois lugares, sendo que Portugal quer um deles", analisou o selecionador nacional. "Europeu em 12 cidades de 12 países? Vamos ver. Não vou partir de pressupostos. O futuro dirá", acrescentou.

Ainda antes de o sorteio ter início, a seleção nacional já sabia que iria ficar num dos grupos de cinco equipas, de A a E, por disputar em junho do próximo ano a final four da Liga das Nações.

A fase de qualificação, que decorrerá entre 21 de março a 19 de novembro de 2019, vai apurar 20 seleções para a fase final. As restantes quatro vagas serão definidas entre 26 a 31 de março de 2020 nos quatro playoffs relacionados com o desempenho das seleções nas respetivas ligas da Liga das Nações.

Baku (Azerbaijão), Copenhaga (Dinamarca), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Budapeste (Hungria), Roma (Itália), Amesterdão (Holanda), Dublin (República da Irlanda), Bucareste (Roménia), São Petersburgo (Rússia), Glasgow (Escócia) e Bilbau (Espanha) serão as cidades-sede do Euro 2020, que se vai realizar entre 12 de junho a 12 de julho desse ano.

Resultado do sorteio:

GRUPO A: Inglaterra, República Checa, Bulgária, Montenegro e Kosovo

GRUPO B: Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo

GRUPO C: Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estónia e Bielorrússia

GRUPO D: Suíça, Dinamarca, República da Irlanda, Geórgia e Gibraltar

GRUPO E: Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria e Azerbaijão

GRUPO F: Espanha, Suécia, Noruega, Roménia, Ilhas Faroé e Malta

GRUPO G: Polónia, Áustria, Israel, Eslovénia, Macedónia e Letónia

GRUPO H: França, Islândia, Turquia, Albânia, Moldávia e Andorra

GRUPO I: Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão e São Marino

GRUPO J: Itália, Bósnia, Finlândia, Grécia, Arménia e Liechtenstein

Exclusivos