Seis equipas podem garantir passagem aos oitavos já esta semana

4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões disputa-se esta terça e quarta-feira e pode ditar os primeiros apurados para a fase a eliminar

São seis as equipas que entre esta terça e quarta-feira, na 4.ª jornada da fase de grupos, podem assegurar a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

No Grupo A, o Paris Saint-Germain apenas necessita de confirmar o favoritismo e vencer na receção ao Club Brugge para somar 12 pontos que só seriam alcançáveis pelo Real Madrid e se os merengues vencerem o Galatasaray neste quarta-feira no Santiago Bernabéu.

Em situação semelhante à do PSG está o Bayern Munique no Grupo D. Os bávaros também chegarão aos 12 pontos se vencerem esta quarta-feira na receção ao Olympiacos de Pedro Martins e só poderão ser alcançados por Tottenham ou Estrela Vermelha de Belgrado, mediante o resultado desta quarta-feira entre ingleses e sérvios.

Quem também pode chegar aos 12 pontos e consequentemente carimbar o apuramento no segundo dia da 4.ª jornada é o Manchester City, necessitando apenas de vencer no terreno da Atalanta. Se confirmar o favoritismo, a formação de Pep Guardiola só poderá ser alcançada no Grupo C por uma equipa, Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk, ou até por nenhuma, se o conjunto orientado por Luís Castro empatar na capital da Croácia.

No Grupo D o cenário é diferente, com a possibilidade de duas equipas carimbarem desde já a qualificação. Se tanto a Juventus de Cristiano Ronaldo como o Atlético Madrid de João Félix vencerem esta quarta-feira nas deslocações aos terrenos de Lokomotiv e Bayer Leverkusen, respetivamente, ambas ficam apuradas. No entanto, a equipa de Turim garantirá sempre o apuramento se vencer na Rússia, independentemente do que os espanhóis fizerem na Alemanha.

Porém, o primeiro apurado poderá surgir já esta terça-feira. No Grupo E, o Nápoles garante a passagem à próxima fase se vencer na receção ao Red Bull Salzburgo. O que acontecer no Liverpool-Genk, que nada decide, não interfere nas contas dos napolitanos.

Mais embrulhado está o Grupo F. Se o Barcelona ganhar na receção ao Slávia Praga, passa a somar 10 pontos, mas poderá ser alcançado tanto por Inter de Milão como por Borussia Dortmund independentemente do resultado que se vier a verificar entre germânicos e italianos na Alemanha.

Onde também nada se decidirá é no Grupo G, do Benfica. Nenhuma equipa vai carimbar desde já o apuramento ou ficar já afastada da próxima fase, aconteça o que acontecer no Zenit-Leipzig e no Lyon-Benfica.

Também no Grupo H nada ficará decidido. Os líderes Chelsea e Ajax vão defrontar-se em Amesterdão e, em caso de empate, até poderão ser igualados pelo Valencia, se os espanhóis vencerem na receção ao Lille.

Exclusivos

Premium

Gastronomia

Quem vai ganhar em Portugal as próximas estrelas Michelin

É já no próximo dia 20, em Sevilha, que vamos conhecer a composição ibérica das estrelas Michelin para 2020. Estamos em festa, claro, e festejaremos depois com os nossos bravos, mesmo sabendo que serão poucos para o grande nível a que já chegámos. Fernando Melo* escreve sobre os restaurantes que podem ganhar estrelas Michelin em 2020 em Portugal.