Carrascos das últimas finais entre possíveis adversários do Benfica

Chelsea e Sevilha, que impediram os encarnados de levantar o troféu em 2013 e 2014, estão no lote dos 15 possíveis rivais da equipa de Bruno Lage nos oitavos de final. Sorteio é esta sexta-feira.

Entre as 15 equipas que vão a sorteio com o Benfica a partir do meio-dia desta sexta-feira, em Nyon, Chelsea e Sevilha trazem memórias amargas para o clube da Luz, que chorou duas finais perdidas nesta Liga Europa, em anos consecutivos, frente a esses dois rivais, naquelas que foram as últimas finais europeias jogadas pela formação encarnada.

Na era Jorge Jesus, o Benfica perdeu para o Chelsea a final de 2012/13 e para o Sevilha a da temporada seguinte, 2013/14. Mas há mais nomes fortes entre o lote de possíveis adversários que vão a sorteio, com nove representantes das Big Five, as cinco principais ligas europeias, como são consideradas as ligas inglesa, alemã, espanhola, italiana e francesa.

A maior representação é espanhola, com Valência e Villarreal (carrasco do Sporting) a acompanharem Sevilha no sorteio. De Inglaterra, além do Chelsea, há ainda o Arsenal. De Itália, Nápoles e Inter de Milão. Da Alemanha, o Eintracht Frankfurt. E de França, o Rennes.

Fora do âmbito das Big Five, a liga russa é a única com mais do que um representante ainda em prova: Zenit e Krasnodar. Dínamo de Kiev (Ucrânia), Salzburg (Áustria), Dínamo Zagreb (Croácia) e Slavia Praga (República Checa) completam o lote de possíveis adversários do Benfica nos oitavos de final e seriam, à partida, qualquer deles, um rival mais apetecível para a formação de Bruno Lage.

Não há cabeças-de-série num sorteio com apenas uma condicionante: a impossibilidade de equipas russas e ucranianas se defrontarem.

Equipas no sorteio

BENFICA

Sevilha (Espanha)

Valência (Espanha)

Villarreal (Espanha)

Nápoles (Itália)

Inter (Itália)

Arsenal (Inglaterra)

Chelsea (Inglaterra)

Eintracht Frankfurt (Alemanha)

Rennes (França)

Zenit (Rússia)

Krasnodar (Rússia)

Dínamo Zagreb (Croácia)

Salzburgo (Áustria)

Slavia Praga (República Checa)

Dínamo de Kiev (Ucrânia).

Resultados dos 16 avos de final

Segunda mão

- Quarta-feira, 20 fev:

(+) Sevilha, Esp - Lazio, Ita, 2-0 (3-0 agregado)

- Quinta-feira, 21 fev:

(+) Dinamo Zagreb, Cro - Viktoria Plzen, Che, 3-0 (4-2)

(+) Salzburgo, Aut - Club Brugge, Bel, 4-0 (5-2)

(+) Nápoles, Ita - Zurique, Sui, 2-0 (5-1)

(+) Eintracht Frankfurt, Ale - Shakhtar Donetsk, Ucr, 4-1 (6-3)

(+) Valência, Esp - Celtic, Esc, 1-0 (3-0)

(+) Zenit, Rus - Fenerbahçe, Tur, 3-1 (3-2)

(+) Villarreal, Esp - Sporting, Por, 1-1 (2-1)

(+) Arsenal, Ing - BATE Borisov, Bie, 3-0 (3-1)

(+) Inter Milão, Ita - Rapid Viena, Aut, 4-0 (5-0)

Genk, Bel - (+) Slavia Praga, Che, 1-4 (1-4)

Bayer Leverkusen, Ale - (+) Krasnodar, Rus, 1-1 (1-1)

(+) Chelsea, Ing - Malmö, Sue, 3-0 (5-1)

Betis, Esp - (+) Rennes, Fra, 1-3 (4-6)

(+) Dinamo Kiev, Ucr - Olympiacos, Gre, 1-0 (3-2)

(+) Benfica, Por - Galatasaray, Tur, 0-0 (2-1)

(+) equipas apuradas

Exclusivos

Premium

Crónica de Televisão

Os índices dos níveis da cadência da normalidade

À medida que o primeiro dia da crise energética se aproximava, várias dúvidas assaltavam o espírito de todos os portugueses. Os canais de notícias continuariam a ter meios para fazer directos em estações de serviço semidesertas? Os circuitos de distribuição de vox pop seriam afectados? A língua portuguesa resistiria ao ataque concertado de dezenas de repórteres exaustos - a misturar metáforas, mutilar lugares-comuns ou a começar cada frase com a palavra "efectivamente"?

Premium

Margarida Balseiro Lopes

O voluntariado

A voracidade das transformações que as sociedades têm sofrido nos últimos anos exigiu ao legislador que as fosse acompanhando por via de várias alterações profundas à respetiva legislação. Mas há áreas e matérias em que o legislador não o fez e o respetivo enquadramento legal está manifestamente desfasado da realidade atual. Uma dessas áreas é a do voluntariado. A lei publicada em 1998 é a mesma ao longo destes 20 anos, estando assim obsoleta perante a realidade atual.