Desportos
10 março 2019 às 12h22

Adidas equipara prémios das mulheres aos dos homens no Campeonato do Mundo

Marca de produtos desportivos promete que as mulheres por si patrocinadas que ganhem a próxima competição mundial terão direito a bónus de performance equivalentes aos dos atletas masculinos.

DN/Reuters

As atletas patrocinadas pela Adidas que integrem a equipa que ganhar o Campeonato do Mundo feminino da FIFA, neste ano, irão receber os mesmos prémios de desempenho dos atletas masculinos, anunciou nesta sexta-feira a empresa de produtos desportivos.

O anúncio surge na sequência de notícias de que a seleção nacional feminina dos Estados Unidos irá processar a sua federação por discriminação, com todas as 28 jogadoras da equipa a constarem do rol de queixosas num tribunal federal.

A ação judicial interposta pela equipa inclui queixas sobre os vencimentos. As jogadoras afirmam que têm recebido constantemente valores inferiores aos dos atletas masculinos apesar de terem alcançado melhores resultados.

O diretor de marcas globais da Adidas Eric Liedtke disse que a empresa pretende encorajar a próxima geração de mulheres atletas.

"Hoje estamos a anunciar que todas as atletas da Adidas na equipa vencedora dos Mundial feminino de 2019 irão receber os mesmos bónus de performance dos seus pares masculinos", disse numa declaração. "Acreditamos em inspirar a próxima geração de mulheres atletas, criadoras e líderes através da quebra de barreiras".

A ação interposta pela equipa feminina dos Estados Unidos recebeu apoio de proeminentes tenistas americanas do passado e do presente, incluindo Serena Williams, Billie Jean King e Sloane Stephens.

Enquanto a seleção masculina dos Estados Unidos não conseguiu qualificar-se para o Mundial da Rússia, do ano passado, a equipa feminina irá defender o seu título mundial de 2015 em França, no mês de junho.