Desportos
28 outubro 2019 às 08h08

Flamengo de Jesus já tem tantos pontos como quando foi campeão em 2009

Equipa do Rio de Janeiro, treinada pelo português Jorge Jesus, venceu em casa o CSA por 1-0, na 28.ª jornada da liga brasileira de futebol, que lidera com 10 pontos de vantagem sobre o campeão Palmeiras.

DN

O Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, venceu no domingo em casa o CSA por 1-0, em jogo da 28.ª jornada da liga brasileira de futebol, que lidera com 10 pontos de vantagem sobre o campeão Palmeiras, quando ainda faltam dez jornadas até ao final do Brasileirão. E com esta pontuação, o Flamengo já igualou a pontuação que lhe rendeu o título brasileiro em 2009.

Um golo do uruguaio De Arrascaeta, logo aos 9 minutos, deu ao Flamengo um triunfo sofrido no Maracanã, com a equipa visitante, 18.ª e antepenúltima, a criar muito perigo ao longo do jogo, em que o guarda-redes Diego Alves fez várias defesas importantes para segurar a magra vantagem.

Antes, o Palmeiras, campeão em título, venceu por 2-1 em casa do Avaí e continua no segundo lugar, a dez jornadas do final do Brasileirão, com 57 pontos, a 10 do líder Flamengo, que este domingo jogou apenas três dias depois do importante triunfo sobre o Grémio. O Fla goleou por 5-0 o rival na segunda mão da meia-final da Taça Libertadores e assegurou a passagem à final da competição continental, a que chega 38 anos depois da última presença e na qual terá pela frente os argentinos do River Plate.

Jorge Jesus lembrou esse jogo para justificar o resultado e uma exibição que o deixou "contrariado", como descreveu a imprensa brasileira. "Foram vários pormenores. Viemos de um jogo que nos deu a possibilidade de estar na final da Libertadores. Tentámos ao máximo celebrar a vitória. No dia após o jogo, recuperámos dos festejos e o facto de estarmos na final teve influência, assim como o calor do Maracanã e o relvado."

A qualidade do gramado, como se diz no Brasil, mereceu reparos ao técnico português: "É impossível ter qualidade de jogo com um relvado [assim]... Só não consigo entender porque o Fluminense não joga depois do Flamengo, joga sempre antes. Isso contribuiu para falta de velocidade na circulação de bola", apontou, referindo-se ao facto de os dois clubes do Rio de Janeiro partilharem o estádio do Maracanã.

Na leitura do técnico português, "o CSA teve duas ou três chances para finalizar e fazer golos. Mas também geralmente somos mortíferos e não desperdiçamos tantas oportunidades. Tivemos mais oportunidades de fazer o 2 a 0. Essa foi uma constante do jogo. Tentámos controlar ao máximo o resultado. O Flamengo não vai sempre jogar ao nível top. Ou por mérito do adversário ou por [não] estarmos tão bem. Não fizemos uma partida como na quarta-feira, não fomos tão rápidos com e sem bola, mas o importante foi ter vencido, somar pontos e faltam dez jogos."

Com esta caminhada galopante para o título, o público no Maracanã para o jogo do Flamengo contra o CSA somou um recorde, na véspera do "dia do flamenguista", que se celebra esta segunda-feira. Com um total de 69 846 espectadores e 65 649 pagantes, a receita do jogo foi 3 735 850,25 reais (cerca de 840 902 euros). Trata-se de um recorde de público pagante do futebol brasileiro em 2019.

Outra marca significativa para o clube do Rio é que, com esta vitória, neste domingo, o Flamengo somou 67 pontos na competição, que é o mesmo número que lhe rendeu o título brasileiro em 2009, quando conquistou o hexacampeonato. A diferença é que, em 2019, os rubro-negros precisaram de menos dez jornadas para conquistar estes pontos, segundo o site Extra.

Em 2009, a equipa só somou os 67 pontos na última jornada, quando venceu o Grémio por 2-1, no Maracanã, terminando o Brasileirão com 19 vitórias, dez empates, nove derrotas e apenas dois pontos à frente do Internacional, segundo classificado. No atual campeonato, em 28 jogos, o Flamengo já igualou a pontuação somando 20 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.

No final do jogo de ontem, Jorge Jesus relativizou esta informação. "É um dado que não sabia, mas é um dado e reflete o campeonato que estamos fazendo. Ainda faltam 30 pontos, dez jornadas e já temos essa pontuação de quando foi campeão. São coisas que não podemos valorizar muito. Ainda temos dez jornadas e não vai ser fácil. O campeonato é muito difícil. Quando você tem uma equipa como o Flamengo, não é preciso jogar sempre bem para ganhar. Futebol não tem lógica, se tivesse seria 4-2, 5-2. Estamos numa caminhada difícil, longa, mas que estamos cada vez mais perto do nosso sonho, que é ganhar esse título."