Federação inglesa preocupada com vinda de hooligans a Portugal

Responsáveis britânicos já preparam planos de prevenção com as autoridades policiais e aconselham restrições na venda de bebidas alcoólicas nas cidades portuguesas.

O risco de mau comportamento dos adeptos britânicos na final four da Liga das Nações, no próximo verão, no Porto e em Guimarães, está já a levantar preocupações entre os responsáveis da federação inglesa (FA), que temem ver repetidos em Portugal os incidentes que aconteceram na visita da seleção de Inglaterra a Espanha (Sevilha), em outubro passado.

Segundo revela o jornal Daily Mail nesta quarta-feira, a FA tem já previstos contactos com as autoridades policiais britânicas e portuguesas no sentido de preparar um plano de prevenção que possa conter a atividade dos hooligans. Entre as medidas pensadas, estão a possibilidade de o selecionador inglês Gareth Southgate gravar mensagens de vídeo a sensibilizar para o bom comportamento dos adeptos, bem como a sugestão de restrição da venda de alcool nas cidades portuguesas que vão acolher a fase final da Liga das Nações, em junho de 2019.

Recorde-se que além de Inglaterra e Portugal, esta final a quatro inclui ainda Suíça e Holanda. E o histórico de incidentes protagonizado também por adeptos da seleção laranja aconselha a redobrar os cuidados face à possibilidade de confrontos entre hooligans ingleses e holandeses nas ruas do Porto ou Guimarães.

Em março passado, num particular em Amesterdão entre Holanda e Inglaterra, foram registados vários incidentes que levaram à detenção de mais de 100 pessoas, posteriormente identificadas como membros do England Supporters Travel Club, lembra o Daily Mail. Um deles foi banido de forma vitalícia de entrada em estádios, enquanto outros dez foram suspensos por três anos.

Há cerca de um mês, em Sevilha, vários adeptos ingleses embriagados provovcaram desacatos à noite nas ruas, levando a FA a condenar publicamente o "comportamento inaceitável" dos adeptos. Durante o Mundial da Rússia, no entanto, não houve notícias de incidentes com os adeptos britânicos.

Para a Liga das Nações, em junho, a FA espera que vários milhares de ingleses viajem para Portugal, um país já muito procurado pelos turistas britânicos a cada verão, o que aumenta o fator de risco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG