UEFA discute eliminação de prolongamentos nas competições europeias

UEFA discute eliminação de prolongamentos nas competições europeias

Segundo o jornal Bild, há a possibilidade de abolir os prolongamentos com o objetivo de reduzir o esforço físico dos jogadores. O vencedor passaria assim a ser determinado diretamente nos penáltis.
Publicado a
Atualizado a

A UEFA está a discutir possíveis mudanças nas competições europeias para entrar em vigor já na próxima época.

Com base nas opiniões dos clubes sobre os novos formatos das provas, a Comissão de Competição de Clubes poderá decidir a 30 de maio, em Munique, três pontos fundamentais, entre as quais a eliminação de prolongamentos, avança o Bild.

Segundo o jornal alemão, há a possibilidade de abolir os prolongamentos com o objetivo de reduzir um pouco o esforço físico dos jogadores num calendário com grande densidade competitiva. Assim sendo, o vencedor seria determinado diretamente no desempate por penáltis.

Outra alteração passa por recompensar as equipas melhores classificadas na fase de liga com a vantagem teórica de jogar em casa na segunda-mão das várias rondas da fase a eliminar. Nesta temporada, por exemplo, o Arsenal ficou melhor classificado do que o Real Madrid na fase de liga mas teve de jogar a segunda-mão dos quartos de final no Santiago Bernabéu.

Uma terceira alteração passa por permitir jogos entre equipas do mesmo país somente a partir dos quartos de final, como acontecia anteriormente. Recorde-se que esta época houve duelos entre os franceses de PSG e Brest nos playoffs e entre os alemães do Bayern Munique e Bayer Leverkusen e entre os espanhóis do Real Madrid e Atlético nos oitavos de final. Esses encontros não são considerados atrativos para adeptos e canais televisivos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt