Tondela, Moreirense ou B SAD? Um deles terá uma vida extra para tentar manter-se na I Liga
Os tondelenses são os únicos que dependem de si para garantirem lugar no play-off. Jogos começam às 15.30.
Tondela, Moreirense ou B SAD? Duas destas equipas vão esta tarde descer automaticamente à II Liga, sendo que uma delas recebe uma espécie de vida extra para tentar manter-se no escalão principal, uma vez que irá disputar um play-off a duas mãos com o terceiro classificado do segundo escalão: Rio Ave, Casa Pia ou Desp. Chaves.
Relacionados
Os três aflitos iniciam os seus jogos este sábado às 15.30 horas, sendo que o Tondela é a equipa em melhor posição, afinal depende apenas de si próprio para ir ao play-off e se vencer, em casa o Boavista, garante o direito a ter dois sonhos: a manutenção e a conquista da Taça de Portugal, pois vai disputar a final com o FC Porto no dia 22. Contudo, aos tondelenses pode também bastar o empate (desde que o Moreirense não ganhe ao Vizela) e até mesmo a derrota (se os dois rivais também perderem).
O treinador Nuno Campos já garantiu que "motivação não falta à sua equipa" para garantir a vitória frente ao Boavista e, dessa forma, garantir o 16.º lugar - o tal que dá acesso à vida extra. "Queremos dar aos nossos adeptos aquilo que eles merecem, porque têm estado sempre connosco", sublinhou o técnico que assumiu a equipa à 27.ª jornada para substituir o espanhol Pako Ayestarán e que, em sete jogos, apenas conseguiu uma vitória e três empates. Ainda, confia que desta vez o triunfo vai cair para o seu lado: "Temos de fazer pela vida, porque dependemos de nós e temos de demonstrar, claramente, que queremos ganhar."
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Sá Pinto com "esperança"
As contas do Moreirense, treinado por Ricardo Sá Pinto, são mais complicadas. O facto de ter vantagem no confronto direto com o Tondela permite-lhe alcançar o 16.º lugar se vencer, em casa, o Vizela e se o Tondela não ganhar o seu jogo. Mas também o empate pode servir à equipa de Moreira de Cónegos, desde que os tondelenses percam e o B SAD não ganhe.
Sá Pinto assumiu ontem que "ainda é possível ter esperança", afinal diz ter uma equipa com "bons níveis de confiança" que "não tem desistido apesar de muitas adversidades, algumas delas bizarras, nos últimos jogos". Na prática, a "mentalidade forte" dos jogadores fazem o treinador dos Cónegos dizer que "até ao lavar dos cestos é vindima". "Seria uma grande injustiça não acontecer a permanência", sublinha, acrescentando que "a sorte não pode ser tão madrasta, nem pode haver tanta injustiça".
B SAD "mais abatido"
Muito delicada é a situação da B SAD que depende do que fizerem as outras duas equipas. O play-off só será possível se vencer em Arouca e, ao mesmo tempo, o se o Moreirense não ganhar ao Vizela e o Tondela perder com o Boavista.
O treinador Franclim Carvalho admite a situação complicada que a sua equipa vive, mas não atira a toalha ao chão. "A nossa única motivação é que ainda estamos vivos", assumiu, acrescentando que "não pode existir ansiedade". "Temos de fazer o nosso trabalho, por isso não vale a pena perguntar o resultado dos outros jogos, a menos que estejamos a ganhar por quatro ou cinco golos a dois minutos do fim", avisa, admitindo que "é normal" que os seus atletas estejam "um pouco mais abatidos".
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal