Tondela campeão da II Liga e sobe de divisão. Alverca de regresso à I Liga 21 anos depois
Tondela e Alverca asseguraram esta sexta-feira o regresso à I Liga, após vencerem os respetivos jogos na 34.ª e última jornada da II Liga.
Os beirões, orientados por Luís Pinto e que haviam competido pela sétima e derradeira ocasião no primeiro escalão em 2021-22, foram a Leiria vencer a União por 2-0, graças golos de Miro (83') e Roberto (90+4') já nos minutos finais, e asseguraram também o título de campeão.
Já os ribatejanos, comandados por Vasco Botelho da Costa, bateram em casa o Portimonense por 2-1, com golos de David Bruno (15') e Fernando Varela (63') – Kelechi faturou para os algarvios (82') – e manteve o segundo lugar que lhes garante a sexta presença no patamar maior do futebol português, a primeira desde 2003-04.
De fora da I Liga vai ficar, para já, o Vizela, que apesar de ter derrotado o Marítimo nos Barreiros, por 2-1, terá de disputar um playoff diante do 16.º classificado do primeiro escalão para disputar a última vaga na I Liga 2025-26. Ibrahima adiantou os madeirenses aos 12 minutos, mas um autogolo de Afonso Freitas (45+1') e um golo penálti de Morschel deram o triunfo aos minhotos.