Roberto Martínez, selecionador nacional
Roberto Martínez, selecionador nacionalEPA/TIAGO PETINGA

Teste com uma Suécia de nível Euro e defesa posta à prova com Gyökeres

Portugal defronta esta quinta-feira os nórdicos com uma baixa de última hora na baliza - Diogo Costa, por lesão. Selecionador deixou em aberto possíveis estreias e fez um rasgado elogio ao avançado sueco do Sporting: “uma das melhores contratações do mercado de verão”. 
Publicado a
Atualizado a

Portugal defronta esta quinta-feira a Suécia (19.45, RTP1), no Estádio Afonso Henriques, em Guimarães, no primeiro de dois testes de preparação para o Euro2024. Um jogo particular que terá estreias e que servirá para Roberto Martínez tirar notas diante de uma seleção que, disse, ter nível para estar num Europeu (não se apurou para o Euro2024), e que tem no ataque uma cara bem conhecida, o goleador sportinguista Viktor Gyökeres.

O selecionador nacional começou por destacar isso mesmo, uma seleção com “qualidade e grandes avançados” que vai testar a defesa de Portugal. “A Suécia tem uma atitude muito competitiva. Tem um novo selecionador, vai começar uma nova era e tem qualidade para estar no Europeu. Esperamos um jogo competitivo ao nível de um Europeu. Tem uma linha de avançados de alto nível e, por isso, esperamos testar os nossos conceitos defensivos e isso é essencial”, afirmou Martínez.

No ataque dos nórdicos vai estar o sportinguista Viktor Gyökeres, avançado que esta temporada leva 36 golos marcados e 14 assistências em 39 jogos e que atualmente é o jogador das 10 principais ligas europeias com mais contribuições para golo (golos e assistências), com um total de 50, à frente de nomes como Harry Kane (B. Munique, 49), Mbappé (PSG, 46), De Jong (PSV, 45) e Haaland (Manchester City, 35).

Um atacante que enche as medidas a Roberto Martínez. “É uma das melhores contratações do mercado de verão no futebol europeu. No futebol português é fantástico”, destacou, acrescentando, contudo, que não se pode olhar só para um jogador: “A Suécia tem uma disposição de jogadores atacantes de um patamar que a nossa organização defensiva precisa de estar perfeita. É uma oportunidade única para trabalhar os conceitos europeus e não para parar só um jogador.”

Martínez desvalorizou ainda a dica dada por Rúben Amorim, treinador do Sporting, para colocar Gonçalo Inácio a marcar o avançado sueco, repetindo que os defesas portugueses não se devem preocupar apenas com um jogador em particular.

Diogo Costa e estreias

Esta quinta-feira pode também ficar marcada por algumas estreias na seleção, até porque não estão presentes vários jogadores do núcleo duro, casos de Ronaldo, Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix (só são opção para o jogo de dia 26 com a Eslovénia), e ainda os lesionados Diogo Costa, Trincão e Raphäel Guerreiro (os dois últimos falham também o segundo jogo).

À hora que falou na conferência de imprensa, não era ainda conhecida a baixa de última hora do guarda-redes Diogo Costa, que obrigou a FPF a chamar mais um guardião, no caso Samuel Soares (estava ao serviço dos sub-21), do Benfica, que assim se junta aos também estreantes Jota Silva, Francisco Conceição e Dany Mota.

O selecionador não particularizou, mas deixou a garantia de que haverá estreias nestes dois particulares.  “O plano é que ninguém jogue 180 minutos. Durante o estágio vamos ter estreias, é o plano”, atirou Martínez, elogiando a postura das caras novas neste estágio:  “Não é fácil chegar à seleção, mas gostei muito do equilíbrio, personalidade forte, mas com muito respeito, e como o grupo se abriu aos novos jogadores. Precisamos de ter os melhores 23, 24 ou 25 para o Europeu. O estágio está a ser perfeito para dar novas valências,  a competitividade é máxima e gostei muito da confiança do Jota, do Francisco e do Dany”.

Palhinha espera "teste difícil" e critica excesso de jogos

O médio João Palhinha afirmou entretanto que o jogo particular com a Suécia será um "teste difícil" perante uma seleção "à imagem" do que Portugal vai defrontar na fase final do Euro2024.

"Tivemos tempo para analisar a equipa da Suécia e vamos analisar ainda mais profundamente. Estamos preparados e será mais um teste difícil que vamos ter. A Suécia tem excelentes jogadores que atuam nas melhores equipas. É um jogo à imagem do que vamos encontrar no Europeu. Será bom para o crescimento que temos tido", afirmou João Palhinha.

"Queremos ganhar, fazer um bom jogo e complicar ainda mais as opções do selecionador", acrescentou o jogador de 28 anos.

Palhinha destacou a rotatividade imposta por Roberto Martínez na janela de particulares de março, situação que permitiu a chamada de alguns estreantes e outros jogadores que tiveram pouca utilização na fase de apuramento para o próximo Europeu.

"Isso acaba por fazer sonhar o jogador português, faz sonhar o jogador que pode aqui chegar", referiu.

Palhinha ainda o excesso de jogos durante a temporada e lembrou que, esta época, estão a aparecer mais futebolistas lesionados, apesar de os clubes terem melhores condições de acompanhamento físico.

"Tem havido mais lesões esta época no que outras. É difícil prevenir tantas lesões com tantos jogos, mesmo com os clubes a terem excelentes condições. É preciso ter noção quando se excede certo limite e pensar na saúde física do jogador. Várias pessoas já tocaram nesse assunto, mas, infelizmente, ainda não teve qualquer impacto", lamentou.

"Resta-nos ser profissionais. É preciso pensar nos períodos de jogos, de viagens e que isso faz-nos chegar a um ponto de desgaste físico muito grande", frisou.

Por isso mesmo, Palhinha destacou o sistema de rotatividade na seleção nacional. "Isso permite ter algum descanso, embora na seleção a situação seja diferente. Quando cá chegamos e vestimos a camisola do nosso país, o cansaço fica um bocado para trás", disse.

Esta temporada, o jogador de 28 anos leva 30 jogos pelo Fulham, mais três pela seleção.

O encontro com a Suécia está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do espanhol Ricardo de Burgos.

Em 26 de março, Portugal vai a Liubliana jogar com a Eslovénia, que vai estar no Europeu.

Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Croácia, no Estádio Nacional, em Oeiras, e República da Irlanda, em Aveiro, em 04, 08 e 11 de junho, respetivamente.

A equipa das 'quinas' está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão), que será conhecido este mês.

A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.

O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt