O Sporting empatou (2-2) na Vila das Aves num jogo marcado pela expulsão de Diomande.
O Sporting empatou (2-2) na Vila das Aves num jogo marcado pela expulsão de Diomande.FOTO: MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

Sporting perdeu 16 pontos desde a saída de Amorim

Leões deixaram-se apanhar na liderança pelo Benfica, quando à 11.ª jornada tinham mais cinco pontos do que o rival.
Publicado a
Atualizado a

Os números não enganam. Desde que Rúben Amorim deixou o Sporting, em novembro, à 11.ª jornada, o Sporting já perdeu 16 pontos na I Liga, mais do que em toda a época passada (12). Assim se explica em grande parte como neste momento os leões se deixaram apanhar pelo Benfica na liderança da classificação.

Antes de rumar a Manchester, Amorim orientou o Sporting em 11 jornadas e o saldo foram 11 vitórias, deixando Alvalade com o clube na liderança com mais cinco pontos que o segundo classificado, o Benfica.

João Pereira foi o escolhido para render Rúben Amorim. E sob a sua orientação chegaram os primeiros resultados negativos - duas derrotas e um empate que custaram a perda de oito pontos aos leões. Acabou por ser despedido e substituído por Rui Borges, que chegou do Vitória de Guimarães.

A estreia de Rui Borges na I Liga foi positiva, com um triunfo sobre o rival Benfica. Mas a verdade é que sob o seu comando, em oito jogos na I Liga, os leões empataram metade, ou seja, oito pontos perdidos.

Só para se ter uma noção do que significa este desperdício de pontos, é mais do que em toda a época leonina passada. Em 2023-24, o Sporting, que se sagrou campeão, perdeu apenas dois jogos e empatou três - um total de 12 pontos.

Varandas ataca rivais

O fim de semana ficou marcado por mais um empate dos leões (2-2), na Vila das Aves, num jogo que mereceu comunicados de Benfica e FC Porto, visando a arbitragem.

“O Sporting não tem qualquer problema institucional com nenhum dos rivais. Em relação aos comunicados, vejo com alguma satisfação que passado muitas décadas Benfica e FC Porto estejam muito preocupados com o estado do Sporting. Apesar de estarmos condicionados com muitas lesões, vejo que continuam muito preocupados, o que é um ótimo sinal”, disse esta segnda-feira Frederico Varandas, após a tomada de posse de Pedro Proença como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Neste domingo, enquanto o Benfica acusou o presidente do Sporting de tentar condicionar as arbitragens, o FC Porto insurgiu-se com o facto de uma câmara colocada num poste de iluminação ter sido usada para validar um golo inicialmente anulado a Diomande.

“O comunicado do Benfica é o que tem sido: o modo normal de comunicar do nosso rival, a atirar areia para os olhos das pessoas. Tratar as pessoas como estúpidas. Em relação ao do FC Porto, do VAR: não sei quem mandou pôr a câmara ali, mas graças a Deus que ali está porque, se não estivesse, um golo válido teria sido invalidado”, atirou Varandas.

O Sporting empatou (2-2) na Vila das Aves num jogo marcado pela expulsão de Diomande.
Frederico Varandas: "Há décadas que não via Benfica e FC Porto tão preocupados com o Sporting"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt