Sporting impõe lógica dominante sobre o Braga

Um golo de Porro (41") fez a diferença entre duas equipas que se equivaleram e valeu a terceira Taça da Liga aos leões, a oitava (!) a Ruben Amorim

O Sporting está a crescer e isso nota-se nos duelos com os rivais: se em 2020 não ganhou nenhum dos sete confrontos com FC Porto, Benfica e Sp. Braga, este ano já bateu os minhotos duas vezes em três semanas. Esta noite, a vitória foi conseguida com uma boa organização e maior eficácia e valeu a terceira Taça da Liga para os leões.

Em 2020, o Sporting teve sete duelos com os rivais. Nos seis relativos à época passada, perdeu seis vezes, duas com o FC Porto, duas com o Benfica e duas com o Sp. Braga. O sétimo, já relativo à 4.ª jornada da Liga 2020/21, empatou (2-2) na receção aos dragões.

Ou seja, seis derrotas em seis confrontos com os três rivais em 2019/2020, um empate e duas vitórias em três jogos em 2020/2021. As duas vitórias já este ano: 2-0 para a 12.ª jornada da Liga (2 janeiro) e 1-0 nesta final de Leiria.

No jogo do campeonato, os leões também sofreram, mas acabaram por ganhar sem sofrer golos. Tal como esta noite, em que o Braga criou algumas oportunidades (destaque para a bola na barra de Paulinho, aos 70"), mas não concretizou nenhuma).

Este foi um jogo marcado pelo estado do relvado (que melhorou e muito na segunda parte, depois da chuva parar) e pela tensão entre elementos das duas equipas - e que à meia hora levou Tiago Martins a expulsar os dois treinadores.

Com o campo menos pesado, na segunda parte o Braga começou a tentar encurralar o Sporting. Mas não o conseguiu completamente: Pedro Gonçalves esteve (duas vezes) perto do 2-0, Sporar também.

Do outro lado, os minhotos tentavam pelo ar e de longe, mas Adán foi sustendo as investidas de Musrati, Iuri Medeiros, Paulinho e João Novais, que nos últimos minutos obrigou o guarda-redes a uma defesa difícil que evitou o prolongamento.

No final, prevaleceu a lógica dominante: o Sporting tinha ganho as três finais frente ao Braga, ganhou a quarta em quatro.

Ruben Amorim ganhou a oitava Taça da Liga. Seis como jogador do Benfica, uma como treinador do Braga (2020) e outra como técnico do Sporting. Esta noite.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG