Schmidt já abateu os leões e Amorim tem saldo positivo contra o Benfica

Alemão venceu o Sporting nos dois jogos ao comando do Bayer Leverkusen. Português ganhou quatro dos sete confrontos com as águias. Amanhã defrontam-se pela primeira vez.
Publicado a
Atualizado a

Amanhã há dérbi lisboeta, com Benfica e Sporting a medirem forças no Estádio da Luz em jogo da 16.ª jornada da I Liga (18h00, BTV), e com as águias na liderança, com mais 12 pontos do que o rival. Será o primeiro confronto entre Roger Schmidt e Rúben Amorim e o primeiro dérbi do técnico alemão em Portugal, que reserva uma curiosidade: os dois treinadores têm saldo positivo, respetivamente, contra Sporting e Benfica.

Schmidt fará amanhã a sua estreia em dérbis, mas não é a primeira vez que enfrenta os leões. Ao serviço do Bayer Leverkusen, na temporada de 2015-16, defrontou o clube de Alvalade em duas ocasiões, nos 16 avos de final da Liga Europa.

A 18 de fevereiro de 2016, em Alvalade, o Leverkusen bateu o Sporting de Jorge Jesus por 1-0, com um golo de Karim Bellarabi. Dessa equipa leonina, os únicos sobreviventes no plantel atual são Coates e Esgaio (nesse jogo ficou no banco).

Uma semana depois, na Alemanha, no jogo da segunda mão, novo triunfo dos alemães, por 3-1 - marcaram Karim Bellarabi (bis) e Calhanoglu. Pelos leões faturou João Mário, curiosamente hoje jogador do Benfica e um dos intocáveis de Schmidt. A partida ficou marcada pela expulsão de Rúben Semedo na segunda parte.

O resultado acabou por ditar o afastamento do Sporting da Liga Europa e no final do jogo Jorge Jesus admitiu a superioridade dos germânicos: "O Bayer tem uma intensidade e dinâmica muito fortes, acelerámos o jogo em função disso e essa diferença nunca se notou. Notou-se, sim, na objetividade, e eles foram mais objetivos."

Tal como Roger Schmidt, Rúben Amorim, que, curiosamente, foi jogador do Benfica durante vários anos, também tem saldo positivo nos confrontos diretos com as águias - em sete jogos venceu quatro e perdeu três, contabilizando os seis desafios como treinador do Sporting e um ao serviço do Sporting de Braga.

Na jornada 21 da I Liga 2019/20, em 15 de fevereiro de 2020, o Sp. Braga deslocou-se à Luz e triunfou por 1-0, com um golo no final da primeira parte apontado por João Palhinha, de cabeça. O médio e o treinador fizeram história, pois tratou-se da primeira vitória bracarense na Luz para o campeonato desde a temporada de 1954/55 - em 1954 o herói tinha sido Imbeloni, autor do golo da vitória.

Nessa mesma temporada, mas já como treinador do Sporting (foi apresentado a 5 de março de 2020), Amorim voltou à Luz, mas saiu derrotado por 2-1, com golos de Seferovic e Vinícius.

Na época 2020-21 os encarnados visitaram Alvalade em jogo da 16.ª jornada da I Liga. O jogo caminhava para o final, o árbitro Soares Dias já olhava para o relógio, e aos 90"+2 Matheus Nunes, de cabeça, deu os três pontos aos leões.

Na partida da segunda volta, o jogo terminou com a vitória do Benfica e um festival de golos: 4-3. Seferovic (bis), Pizzi e Lucas Veríssimo marcaram para as águias; Pedro Gonçalves (bis) e Nuno Santos pelos leões.

Em 2021-22, os leões foram à Luz vencer o Benfica de Jorge Jesus por 3-1. Foi muito Sporting (mesmo sem Palhinha e Coates) para pouco Benfica, uma verdadeira lição, com golos de Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes, de nada valendo o de Pizzi em cima do apito final. Cerca de um mês e meio depois, os dois rivais encontraram-se em Leiria, desta vez na final da Taça da Liga. E novamente com triunfo dos verde e brancos, por 2-1 - Everton ainda colocou as águias em vantagem na primeira parte, mas Gonçalo Inácio e Sarabia deram a troféu ao Sporting.

O último confronto de Amorim com os encarnados aconteceu em abril do ano passado, na I Liga, em Alvalade, e o Benfica foi ao campo do rival vencer por 2-0, com golos de Darwin e Gil Dias.

Amanhã, no primeiro frente a frente entre os dois técnicos, é certo que Schmidt, mesmo em caso de derrota, ficará ainda com saldo positivo. Já Amorim, caso o Sporting tropece, fica empatado em confrontos diretos com o Benfica.

O técnico alemão, entretanto, vai tentar igualar um feito com 39 anos: conseguir vencer os dois grandes rivais (já bateu o FC Porto) na primeira volta de um campeonato. O último a consegui-lo foi Sven-Goran Eriksson, na época de 1983/84.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt