Rúben Amorim demonstra confiança na "dobradinha" que foge ao Sporting há 22 anos
LUSA/ANTÓNIO COTRIM

Rúben Amorim demonstra confiança na "dobradinha" que foge ao Sporting há 22 anos

"Estou muito confiante de que vamos fazer história e continuar o nosso caminho", disse o treinador, que confirmou a ausência de Matheus Reis e comentou as escolhas do selecionador nacional.
Publicado a
Atualizado a

O treinador Rúben Amorim demonstrou este sábado a confiança do Sporting em conquistar uma 'dobradinha' que foge ao clube há 22 anos, numa final da Taça de Portugal de futebol perante uma "grande equipa" do FC Porto.

"A 'dobradinha' para o Sporting é muito importante, há 22 anos que não conseguimos. Esta equipa tem de tornar esta época especial. Os recordes são importantes, mas vale pouco. Os títulos é que importam. Vamos defrontar uma grande equipa, que tem um treinador que ganhou mais do que ninguém em Portugal. O ambiente esta semana foi muito diferente das últimas duas e estou muito confiante de que vamos fazer história e continuar o nosso caminho", atirou o técnico 'leonino', em conferência de imprensa.

Na sala de imprensa do palco mítico da final da 'prova-rainha', o Estádio Nacional, em Oeiras, Rúben Amorim assumiu que "há uma responsabilidade diferente" em vencer a Taça de Portugal como treinador, algo que procura alcançar pela primeira vez, após a única conquista que tem como jogador, em 2013/14, quando representava o Benfica.

"Poderá ser mais especial por o meu papel ser muito mais abrangente e estarmos a um jogo de fazermos a 'dobradinha'. Aquele paradigma que queremos mudar em Portugal ainda não o fizemos, começámos e este seria um bom passo, confirmar o que fizemos no campeonato. Vai ser um jogo muito difícil, mas, se tudo correr bem, vai ser um dia muito especial para todos nós", frisou o técnico, no Sporting há quatro épocas e meia.

Rúben Amorim confirmou a ausência de Matheus Reis, devido a lesão, e espera que o capitão do FC Porto, Pepe, seja opção a titular de Sérgio Conceição, prevendo mesmo o 'onze' do adversário, apostando em Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Wendell, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Evanilson a titulares.

"Espero um FC Porto forte, pois o 'mister' Sérgio Conceição é sempre muito inteligente nestes momentos. Tivemos uma semana longa e estamos preparados para um embate difícil e para o melhor FC Porto. O que aconteceu no campeonato já não interessa. Se a equipa conseguir implementar o seu jogo, vamos estar mais perto de vencer", afirmou.

Sérgio Conceição "é o treinador mais difícil de bater", considerou ainda, realçando que "um treinador evolui muito a jogar contra ele" e que a pressão é igual nos dois lados, apesar do Sporting chegar como campeão e o FC Porto procurar 'salvar' a temporada.

"Ganhámos o campeonato, mas temos de sentir a mesma pressão de uma equipa que não ganhou nada. Temos de sentir essa pressão, não quero sentir jogadores relaxados por serem campeões. Acho que as duas equipas vão entrar pressionadas", expressou.

Jogadores "têm de melhorar" para ir à seleção

Rúben Amorim considerou ainda que Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Trincão "têm de se tornar melhores jogadores" para integrar as escolhas do selecionador Roberto Martínez, que "gosta mais de outros".

"Devemos ser claros com os jogadores quando há estas escolhas. O Pedro Gonçalves e o Trincão não foram escolhidos porque o selecionador gosta mais de outros. Não teve a ver com estágios. Têm de ser tornar melhores jogadores. Não têm de pensar que têm de mudar de clube para ir à seleção. Foram escolhidos aqueles e é difícil alguém sair para entrarem os nossos, como seria o contrário. O selecionador prefere outros, cabe a eles tornarem-se melhores para serem convocados no futuro", disse Rúben Amorim nesta conferência de imprensa de antevisão à final da Taça de Portugal, também marcada pela convocatória da seleção portuguesa para o Europeu2024, divulgada na terça-feira, que teve algumas críticas por deixar jogadores do Sporting de fora, exceto Gonçalo Inácio.

"Entendo perfeitamente porque também já deixei o Pedro Gonçalves, Trincão e Nuno Santos no banco. São escolhas do selecionador e cabe a eles responder todos os dias. A seleção faz parte da vida de um jogador e não peguei nisso [para motivar]", apontou.

O treinador dos 'verde e brancos' revelou ainda que os jogadores "já sabiam mais ou menos" quem iria ser convocado e, portanto, apesar da esperança, não afetou o grupo durante a semana de preparação para o derradeiro confronto da temporada de clubes.

"Os jogadores são inteligentes, percebem quando estão perto ou não [de ir à seleção]. Há sempre a esperança, mas já sabiam mais ou menos quem seria convocado. Eles são rapazes novos e o futebol muda de um momento para outro", concluiu, sobre o tema.

Sporting e FC Porto defrontam-se na final da Taça de Portugal no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, a partir das 17:15, num jogo com arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt