Portugal terá menos atletas em Paris2024, mas pode até ter mais mulheres
Paris2024 terá entre 70 e 80 atletas portugueses a competir, menos do que os 92 que fizeram história em Tóquio2020 e no RIO2016. As expectativas quanto aos eventos de medalha, essas mantêm-se, segundo o chefe da Missão. “Se ultrapassarmos os 80, será, neste momento, uma boa notícia para Portugal”, reconheu hoje Marco Alves, à margem de uma sessão para jornalistas acreditados para os Jogos Olímpicos, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP).
A boa notícia ér que nos jogos da paridade, Portugal pode ter pela primeira vez mais atletas mulheres que homens e superar as 36 presentes nos últimos JO: “Podemos estar em condições, inclusive, de superar aquilo que já foi a nossa melhor participação de atletas femininas nos anteriores Jogos e que podemos, ou chegar, ou ultrapassar a questão dos 50%.”
Questionado sobre o impacto que as lesões de Pedro Pablo Pichardo, campeão olímpico do triplo salto, e Auriol Dongmo, quarta no lançamento do peso em Tóquio2020, na ambição contratualziada de trazer quatro medalhas de Paris. No entanto, os resultados em Mundiais, que são o principal “barómetro” do organismo “durante o processo de qualificação e de preparação”, fazem pensar que outros atletas, como Diogo Ribeiro, Iuri Leitão ou Angélica André podem chegar a pódios em Paris.
Sobre a questão do triplista do Benfica, o chefe da Missão acredita que o diferendo entre o atleta e o clube será “resolvido” e que o campeão Olímpico irá voltar a competir - algo que não faz desde maio de 2023 - e garantir presença nos JO. A preocupação do Comité Olímpico de Portugal “vai, efetivamente, para a recuperação do Pedro”, que “parece estar a correr bem”, e “identificar quando é que ele estará em condições de competir e poder garantir essa qualificação para Paris”. Para já, segundo soube o DN, o atleta continua sem se increver e poder competir.
Os medalhados Patrícia Mamona (prata no triplo salto) e Jorge Fonseca (bronze nos -100 kg no judo) também ainda não garantiram vaga nos JO. Dos quatro medalhados em Tóquio, apenas Fernando Pimenta (bronze no K1 10001 na canoagem) se apurou.
Os Jogos Olímpicos decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto e, neste momento, Portugal tem já 40 atletas apurados em 11 modalidades e mais uma vez sem modalidades coletivas, depois do não apuramento do futebol (seleção Sub-21) e do andebol.
isaura.almeida@dn.pt