Os presidente de Sporting e FC Porto têm “trocado galhardetes” nos dias que antecedem a final do Jamor.
Os presidente de Sporting e FC Porto têm “trocado galhardetes” nos dias que antecedem a final do Jamor.FÁBIO POÇO / GLOBAL IMAGENS

Pinto da Costa acusa Varandas de “discurso de ódio” antes da final da Taça de Portugal

O ainda líder da SAD do Porto utilizou o programa oficial da FPF alusivo à final para responder ao presidente do Sporting, que há 12 dias disse que queria “rebentar com eles”.
Publicado a
Atualizado a

Demorou doze dias. Pinto da Costa respondeu finalmente à já famosa tirada de Frederico Varandas sobre o jogo da final da Taça de Portugal em que disse que queria o Sporting a “rebentar com eles” (o FC Porto), num discurso que era para ser privado durante a festa de campeão, mas que acabou por ser divulgado nas redes sociais. E o ainda presidente da SAD portista utilizou um canal oficial da... Federação Portuguesa de Futebol, o programa do jogo deste domingo (17.15 horas) no Estádio Nacional.

 “Procuramos derrotá-los, não rebentá-los, até porque não recorremos a discurso de ódio, que só incendeia o ambiente já tóxico do futebol português”, escreveu Pinto da Costa no seu texto, que será o último como responsável máximo pelo futebol do clube que liderou durante 42 anos.

Isso mesmo fez questão de assinalar. “Pessoalmente, esta final tem o significado de corresponder ao fim de um ciclo. O primeiro troféu que ajudei a conquistar como diretor do departamento de futebol foi uma Taça de Portugal ganha ao Braga, nas Antas, com um golo do saudoso Fernando Gomes. Já como presidente, vi o FC Porto disputar 22 finais e ganhar 15, a primeira contra o Rio Ave, fez no dia 1 de maio 40 anos”, recordou Pinto da Costa, assumindo ter “as melhores memórias” de uma competição que proporcionou “muito mais alegrias do que tristezas” aos portistas.

Muito menos contundente do que no dia 12 de maio, Frederico Varandas começou por mostrar consideração pelos dragões. “Respeitamos o nosso adversário, o FC Porto, e felicitamo-lo por chegar a esta final connosco. Será a sexta final da Taça de Portugal entre nós. Vencemos em três ocasiões, a última em 2018/2019, e queremos voltar a vencer. Com Esforço, Dedicação e Devoção. É assim que temos lutado em todos as provas e será assim mais uma vez”, sublinhou o presidente do Sporting, apelando a que seja “uma verdadeira festa do futebol, de manhã à noite”.

Nesse sentido, o líder leonino desejou que este seja ainda “a oportunidade de mostrar que o futebol português tem qualidade e protagonistas de renome dentro e fora das quatro linhas” e fez votos para que seja “um momento de verdadeiro desportivismo e fair-play”. 

Proezas à vista no Jamor

No texto que publicou no programa a oficial da Taça de Portugal, Frederico Varandas deixou bem claro que o objetivo do Sporting é conquistar pela 18.ª vez a segunda mais importante prova do calendário nacional, para assim juntar ao 20.º título de campeão nacional festejado há duas semanas.

Na prática, os leões vão tentar levantar este troféu pela sexta vez neste século, o que a acontecer representará a sétima dobradinha da história do clube de Alvalade, sendo a última vez que essa proeza foi alcançada foi na época de 2001/02, sendo que a penúltima vez fora precisamente no ano em que Pinto da Costa subiu ao poder no FC Porto, em 1982...

Já os dragões tentam este domingo salvar uma época complicada, em que a equipa treinada por Sérgio Conceição terminou no terceiro lugar no campeonato, algo que não acontecia há oito anos. Contudo, o FC Porto vai entrar em campo com o objetivo de conquistar a 20.ª Taça de Portugal, a terceira consecutiva, repetindo a série que conseguiu entre as épocas 2008/09 e 2010/11. Aliás, essa foi a única vez que os azuis e brancos conseguiram erguer três troféus em épocas seguidas, algo que o Sporting e o Benfica também conseguiram por uma vez cada. No entanto, o recorde pertence aos encarnados, que conseguiram quatro conquistas consecutivas no final da década de 1940 e início da de 1950.

Curiosamente, em cinco finais entre Sporting e FC Porto nunca o assunto ficou resolvido nos 90 minutos regulamentares.Nas três primeiras decisões foi preciso uma Finalíssima (segundo jogo), com os leões a vencerem a primeira (1977/78) e os dragões a levarem a melhor nas outras duas edições (1993/94 e 1999/00). Depois, em 2007/08 foi a vez de oSporting levar a melhor no prolongamento (2-0) e, finalmente, em 2018/19 o vencedor foi encontrado no desempate por penáltis, com os leões a levantarem o troféu.

A equipa de Alvalade venceu três finais com o FC Porto, que pode agora igualar este duelo direto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt