Piastri vence Grande Prémio de F1 da Arábia Saudita após penalização a Verstappen
O australiano Oscar Piastri, da McLaren, sagrou-se este domingo vencedor do Grande Prémio da Arábia Saudita, numa corrida emocionante no circuito de Jeddah. A vitória de Piastri foi facilitada por uma penalização de cinco segundos aplicada ao neerlandÊs Max Verstappen (Red Bull Racing) devido a uma infração logo após a partida, na primeira curva.
Verstappen liderou a fase inicial da corrida, mas a penalização de cinco segundos, contados durante a sua paragem nas boxes, permitiu a Piastri ascender à liderança, que manteve até à bandeira de xadrez. Piastri cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 2,843 segundos sobre Verstappen, que terminou em segundo lugar.
O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio, terminando a 8,104 segundos do vencedor, naquele que foi o primeiro pódio da escuderia italiana da temporada, numa corrida relativamente limpa em termos de incidentes significativos.
Apenas de registo um incidente que obrigou à entrada de Safety Car, logo na primeira volta, envolvendo Yuki Tsunoda (Red Bull Racing) e Pierre Gasly (Alpine). Os dois pilotos colidiram na curva 4, resultando no abandono imediato de Gasly, enquanto Tsunoda conseguiu regressar às boxes, mas o seu carro acabou por ser também retirado da corrida.
Lando Norris, colega de equipa de Piastri na McLaren, alcançou um meritório quarto lugar, recuperando posições -- partira de 10.º, após um contratempo na qualificação.
George Russell (Mercedes) e Kimi Antonelli (Mercedes) completaram os cinco primeiros lugares da classificação.
Lewis Hamilton (Ferrari) terminou em sétimo, seguido por Carlos Sainz e Alexander Albon (ambos da Williams), e Isack Hadjar (Racing Bulls) a fechar o top 10 e os lugares pontuáveis.
Tal como previsto, a maioria dos pilotos optou por uma estratégia de apenas uma paragem nas boxes, gerindo os pneus macios de forma eficaz.
Com esta vitória, Oscar Piastri assume a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, com uma pequena margem sobre Max Verstappen e Lando Norris. A McLaren também consolida a sua posição na liderança do Campeonato de Construtores.
A próxima ronda do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025 será o Grande Prémio de Miami, no dia 4 de maio.