Villas-Boas quer respeitar desejo de Pinto da Costa e lamenta "comportamento" de Benfica e Sporting
Villas-Boas e equipa depositam flores no exterior do estádio
Depois de não ter estado com a equipa no velório de Pinto da Costa, o atual presidente portista André Villas-Boas liderou a comitiva numa homenagem ao antigo líder no exterior do estádio, em frente à porta 24, onde os adeptos foram depositando cachecóis e adereços ao longo das últimas horas.
Villas-Boas e os jogadores colocaram coroas de flores e vários troféus conquistados por Pinto da Costa, como a Liga dos Campeões, carregada por Jorge Costa. Foi cumprido um minuto de silêncio, seguido por muitos aplausos.
Equipa de futebol no velório de Pinto da Costa
Os jogadores e restante comitiva do FC Porto que viajaram desde o Algarve, onde a equipa venceu este domingo, chegaram perto da meia-noite à Igreja das Antas para se despedirem do antigo presidente Pinto da Costa. Tal como anunciara, André Villas-Boas não está presente, respeitando a vontade expressa pelo antecessor.
Villas-Boas lamenta "comportamento" de Benfica e Sporting
André Villas-Boas lamentou este domingo, à chegada ao Porto após viagem desde o Algarve, onde a equipa jogou, que até ao momento nenhum "dos dois clubes de Lisboa" tenha endereçado qualquer tipo de condolências pela morte de Pinto da Costa, esperando que uma "representação institucional" de Benfica e Sporting marque presença no funeral do antigo presidente do FC Porto.
"Amanhã há uma cerimónia solene e vamos aguardar alguma resposta. Não achamos normal o tipo de comportamento que faz esquecer uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional, uma referência para o FC Porto", apontou o atual presidente portista.
"Custa-nos constatar este tipo de comportamento, principalmente quando após a minha eleição tentámos pautar-nos pelo encontro a três grandes, quatro ou cinco, no sentido de melhorar o produto, estabelecer novas relações e elevar o bom nome do futebol português", recordou.
"É uma perda enorme para a nação portista não podemos deixar de lamentar que, até este momento, nem a mim nem ao FC Porto tenham sido endereçadas as condolências. Amanhã é o dia da despedida ao maior presidente do FC Porto e aguardaremos para vermos se teremos alguma representação institucional por parte dos dois clubes de Lisboa. Se assim for, achamos que é o mínimo de todas as formas".
André Villas-Boas não deve ir ao funeral de Pinto da Costa: "Pretendo respeitar a sua palavra"
No final do jogo entre Farense e FC Porto no Algarve, o atual presidente dos dragões referiu aos jornalistas que não deve marcar presença no funeral do antecessor, respeitando a vontade manifesta por Pinto da Costa.
"O momento é um pouco sensível, tenho muito apreço por Pinto da Costa e pela declaração que teve. Não quero hostilizar nem o momento que é solene, nem a sua família, nem estar a ir contra a sua palavra. A sua palavra foi direta e clara e pretendo respeitá-la. E assim será também se o cortejo fúnebre se deslocar ao Dragão. Repensarei se a família assim quiser, mas foi palavra dita ainda em vida e tenciono respeitá-la."
O presidente dos 'dragões' anunciou que a equipa, chegando ao Porto, para onde viajará de avião, irá prestar a sua homenagem a Pinto da Costa deslocando-se à Igreja das Antas e que na segunda-feira vai estar também presente no funeral.
André Villas-Boas disse ainda que o FC Porto disponibilizou o seu estádio para que todos os portistas pudessem prestar uma última homenagem a Pinto da Costa, mas que tal depende também da vontade da família, expressa nas últimas vontades do ex-presidente.
"Gostávamos muito de ter Pinto da Costa connosco, mas evidentemente teremos de respeitar a vontade da família. Temos estado em contacto direto e indireto com a família no sentido de, pelo menos, garantir que os portistas se possam despedir de Pinto da Costa, uma última vez", acrescentou, citado pela agência Lusa.
Cortejo fúnebre vai passar pelo Dragão
O funeral do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, que morreu no sábado, passará, na segunda-feira, pelo Estádio do Dragão, no Porto, entre a missa na Igreja das Antas e chegada ao Cemitério do Prado do Repouso.
Fonte próxima da família disse à agência Lusa que, depois do final da missa, que tem início agendado para as 11:00, o cortejo fúnebre vai descer a Alameda das Antas em direção ao estádio dos 'azuis e brancos', antes de rumar ao cemitério situado na freguesia portuense do Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.
Direção do FC Porto quer abrir Dragão para homenagem a Pinto da Costa
A direção do FC Porto quer prestar uma última homenagem a Pinto da Costa no Estádio do Dragão. De acordo com o jornal Record, os órgãos sociais entendem que o legado deixado pelo ex-presidente justifica uma derradeira passagem pelo estádio portista e pediram à família de Pinto da Costa para o carro funerário passar esta segunda-feira pelo recinto, que estaria aberto para sócios e adeptos darem o se último adeus. Esta intenção, porém, colide com o desejo de Pinto da Costa, que queria uma cerimónia simples, embora nunca tenha feito qualquer menção à possibilidade de o carro funerário passar pelo Dragão.
Presidente da Mesa da Assembleia Geral não compreende silêncio dos rivais
Em declarações à SIC Notícias, António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, criticou o silêncio de Benfica e Sporting sobre a morte de Pinto da Costa. "Parece-me uma atitude pouco pensada. Nestes momentos devemos saber distinguir a posição institucional da posição pessoal. Há pessoas com quem não concordamos, mas as instituições merecem esse respeito", referiu, lembrando que o FC Porto "fê-lo com Chalana, João Rocha, Fernando Martins".
"A posição foi sempre institucional. Ainda há pouco tempo, André Villas-Boas esteve na despedida de Manuel Fernandes. Não conseguimos compreender onde está essa dificuldade desse reconhecimento institucional", reforçou.
"Hoje não é só a nação portista que está de luto, é também o desporto nacional que perdeu um grande dirigente e que foi reconhecido internacionalmente. É comparável a Santiago Bernabéu. Está tudo dito", sublinhou António Tavares.
Sérgio Conceição esteve no velório
O antigo treinador do FC Porto, o último do reinado de Pinto da Costa, esteve presente no velório na Igreja das Antas, esta tarde, tal como Pepe, antigo defesa do clube.
Destaque também para a presença de Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista e antigo presidente da Liga, com quem Pinto da Costa partilhou, no futebol português, muito do início do seu trajeto na presidência portista. "Era um homem com H grande, fez do FC Porto o melhor clube do país e o maior do Mundo pelos títulos que conquistou. Tenho pena que tenha partido tão cedo e que não nos possamos continuar a felicitar no fim de cada ano, ele a dar-me os parabéns, eu a aceitá-los e a agradecer. Passados quatro dias, eu a dar-lhe os parabéns. Infelizmente, este foi o último ano. Que o Jorge descanse em paz", disse o antigo líder boavisteiro.
Velório é neste domingo a partir das 18.00. Funeral na segunda às 11.00
O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu no sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00. O velório vai iniciar-se na tarde de domingo, a partir das 18:00, na Igreja das Antas (curiosamente à mesma hora do jogo entre o Farense e o FC Porto), estando o funeral marcado para a manhã do dia seguinte.
No programa Alta Definição, da SIC, em abril de 2024, Pinto da Costa tinha falado da morte e expressado um desejo: “Quero que todos vão ao meu funeral de gravata azul, não quero ver o luto da gravata preta. Esses depois vão contar anedotas cá fora enquanto o morto está lá dentro. Quero gravatas azuis em homenagem ao FC Porto."
No livro 'Azul Até ao Fim', publicado em outubro, voltou a falar da morte, pedindo uma cerimónia simples e apontando que não queria ver no seu funeral.
"Não quero mal a ninguém. Mas porque tanto prejudicaram a paz dos meus últimos dias não gostaria que lá estivesse alguém da atual direção do clube. Nenhum dos ex-jogadores que sempre estiveram comigo e me traíram (casos de Helton, Maniche, Eduardo Luís, André, Sousa). Poderia acrescentar mais nomes, como Antero Henrique, Raúl Costa, Joaquim Oliveira, Tiago Gouveia, Pedro Bragança, mas não é preciso, porque estou certo que não terão 'lata' para lá ir", escreveu Pinto da Costa.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Multidão à chegada da urna de Pinto da costa à Igreja das Antas
Uma multidão de portistas concentrou-se ao final da tarde deste domingo na Igreja das Antas para receber o corpo do ex-presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que ali ficará em velório a partir das 18 horas até ao funeral, marcado para segunda-feira às 11h.
Foram muitas as centenas de adeptos que se acumularam para prestar homenagem a Pinto da Costa, entre momentos de silêncio e cânticos de "Pinto da Costa allez, allez".
Sandra Madureira, a mulher de Fernando Madureira, antigo líder da claque Super Dragões que se encontra detido, ajudou a carregar a urna para o interior da Igreja.
A mensagem de Cristiano Ronaldo
O capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, publicou este domingo uma mensagem de condolências pela morte de Pinto da Costa.
O avançado, formado no Sporting, respondeu na rede social Instagram ao a uma publicação do FC Porto sobre a morte do antigo presidente portista: "Os meus sentimentos à família e a toda a nação portista. Descanse em paz".
Jardel recorda Pinto da Costa: "Um mentor e uma figura fundamental na minha carreira"
Helton reage à morte de Pinto da Costa: "Como em vida, obrigado por tudo"
Ramalho Eanes fala num "líder ímpar" e "portuense insigne e dedicado"
O antigo PR António Ramalho Eanes, amigo e uma das personalidades que Pinto da Costa mais adimirava, deixou uma sentida homenagem ao ex-presidente do FC Porto num comunicado enviado à TSF, ele que o chegou a visitar no hospital das muitas vezes em que esteve internado.
"Creio que a morte de Pinto da Costa terá enlutado não só o FC Porto, mas, também, a cidade do Porto e, ainda, o futebol nacional e, de certo modo, o país. Um portuense insigne e dedicado que ofereceu, além do futebol de exceção, vitórias e mobilização popular, um leque alargado de outras modalidades desportivas, de qualidade e sucesso também", descreveu Eanes, falando ainda num "líder ímpar" e "um homem que tinha a grande virtude de manter com os amigos uma fidelidade e sensibilidade exemplares".
Jogadores do Portimonense entraram em campo com o nome de Pinto da Costa nas camisolas
Fernando Madureira deixa mensagem a Pinto da Costa: "A dor da perda é imensurável para mim"
"O Presidente dos Presidentes." FC Porto deixa nas redes sociais mais uma homenagem a Pinto da Costa
Fernando Madureira formaliza pedido na cadeia para marcar presença no funeral de Pinto da Costa
Fernando Madureira, ex-líder da claque portista Super Dragões, formalizou um pedido na cadeia anexa da Polícia Judiciária do Porto para estar presente nas cerimónias fúnebres de Pinto da Costa. A informação é avançada pelo Correio da Manhã.
Pinto da Costa, recorde-se, expressou o desejo de ter Fernando Madureira presente no seu funeral, no livro publicado em outubro 'Azul Até ao Fim'.
Fernando Madureira está em prisão preventiva desde 7 de fevereiro de 2024.
Deco: "O futebol perdeu um dos seus grandes líderes"
Ricardo Quaresma: "Partiu o homem que fez do FC Porto um gigante"
Rui Moreira decreta luto municipal para esta segunda-feira
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, decretou um dia de luto municipal para esta segunda-feira, devido à morte de Pinto da Costa.
"Decretei dia de luto municipal para segunda-feira, 17 de vevereiro, pelo falecimento de Pinto da Costa. Proporcionou muitas alegrias a imensa gente, que encontraram no FC Porto um instrumento da sua felicidade, além de ter dedicado a sua vida a transformar um clube que tinha uma índole quase regional, num clube que deu cartas a nível europeu e a nível mundial. Devemos-lhe seguramente essa homenagem", escreveu o autarca nas redes sociais.
Jorge Mendes: "Jorge Nuno Pinto da Costa marcou uma era"
Jorge Mendes, empresário de jogadores que fez centenas de negócios com Pinto da Costa, publicou uma mensagem de condolências pelo falecimento do ex-presidente do FC Porto no site da Gestifute
"É um dia muito triste.
Jorge Nuno Pinto da Costa marcou uma era no FC Porto, no futebol português e no futebol mundial. Alguém que dedicou a sua vida a uma causa, a do FC Porto, e que com a sua capacidade de liderança transformou o clube numa potência mundial.
Foram 42 anos de conquistas, que o elevaram a presidente mais titulado do mundo, por isso no FC Porto haverá sempre um antes e um depois de Pinto da Costa.
O seu legado é único, jamais será apagado e perdurará para sempre.
Foi um prazer e uma honra imensa ter tido oportunidade de privar com alguém com a dimensão humana e desportiva de um amigo como Pinto da Costa".
"Prometo não te deixar mal". Villas-Boas escreve sobre Pinto da Costa nos jornais O Jogo e JN
"E eis que de repente a tristeza nos afoga, o coração aperta e a dor torna-se impossível de superar!
Perdidos no olhar, tristes e agarrados à fé de cada um, somos invadidos por um sentimento de um vazio profundo, perda irreparável.
Há pessoas que na sua existência funcionam como o pêndulo de equilíbrio das nossas convicções. A consciência da sua presença é para nós o garante que alguém está a olhar pelo nosso bem comum, pelo que temos de mais sagrado e visceral.
Assim foi a vida de Jorge Nuno Pinto da Costa que abraçou de corpo e alma um desígnio e um destino de vida e dessa forma permitiu que durante anos a fio o nosso coração fosse invadido, semana após semana, pela alegria e felicidade de tantas conquistas de heróis vestidos de azul e branco.
Presidente,
Como vamos poder sentir de novo a tua voz, a firmeza da tua palavra, o arrepio na espinha que nos deste a cada vitória?
Presidente,
Contigo fiz-me sócio, sob a tua liderança treinador e respondo agora pelo magnífico legado que me deixas.
Prometo não te deixar mal. Honrar a Instituição, erguer bem alto a nossa bandeira, defender o FC Porto!
Presidente… um abraço de saudade.
André Villas-Boas
Sócio 7616"
Real Madrid deixa mensagem de condolências pelo falecimento de Pinto da Costa
Equipas de futebol e das modalidades vão usar fumos negros e cumprir um minuto de silêncio
Todas as equipas das diversas modalidades e escalões do FC Porto vão cumprir um minuto de silêncio este domingo, dia 16 de fevereiro, em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa.
Nos jogos do andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol de formação, dos sub-14 contra a Académica (11h00), dos sub-15 contra o Benfica (11h00), do futebol feminino contra o Castêlo da Maia (15h00), da equipa B contra o Penafiel (15h30), do voleibol contra o Colégio Efanor (16h00) e da equipa A no Algarve (18h00), os atletas portistas vão usar fumos negros nas camisolas azuis e brancas.
As homenagens irão prolongar-se durante toda a semana nos estádios e pavilhões onde o FC Porto esteja representado.
Fernando Santos: "Paixão e dedicação ao FC Porto serviram de inspiração para todos nós"
Fernando Santos, que orientou o FC Porto entre 1998 e 2011, conquistando um campeonato, duas Taça de Portugal e duas Supertaças, já reagiu à morte de Pinto da Costa
"Recebi a notícia da partida do meu Presidente e meu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa com profunda consternação. Foi sob o seu comando que tive a oportunidade de crescer como treinador e pessoa. A sua paixão e dedicação ao FC Porto serviram de inspiração para todos nós. A sua inteligência e carisma eram absolutamente marcantes. A sua visão e liderança deixam uma marca indelével no futebol português e Mundial, e partircularmente na vida de todos que tiveram o privilégio de trabalhar consigo. Neste momento de dor, envio as minhas sinceras condolências à família do Jorge Nuno e a toda a nação portista. A sua memória perdurará nos nossos corações e na história do futebol. Rezo para que descanse em paz. Obrigado, amigo para sempre."
Jorge Nuno Pinto da Costa: uma vida dedicada ao FC Porto. O emocionante vídeo publicado pelos dragões
Pinto da Costa “eternamente na nossa história”, lembra Jorge Costa
O diretor para o futebol do FC Porto, e antigo capitão do clube, Jorge Costa lamentou a morte de Pinto da Costa, no sábado, aos 87 anos, garantindo um lugar eterno na história do emblema ao dirigente.
“Eternamente na nossa história”, escreveu Jorge Costa, na rede social Instagram.
O antigo defesa central, que marcou uma era na história do clube que representou em 383 jogos oficiais, é atualmente diretor para o futebol profissional nos dragões, tendo estado ao lado de André Villas-Boas, o atual presidente, na campanha bem sucedida para destronar Pinto da Costa, no verão de 2024, ao cabo de 42 anos de presidência.
Presidente da FIFA assume "grande tristeza" com morte de Pinto da Costa
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, manifestou a sua “grande tristeza” pela morte de Pinto da Costa. “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa”, pode ler-se numa publicação de Infantino no Instagram.
O líder máximo do organismo que tutela o futebol mundial enviou condolências à família, aos amigos, ao FC Porto e a todos os que testemunharam a sua enorme paixão pelo clube”.