Pavlidis e Carreras são os mais valiosos do plantel encarnado.
Pavlidis e Carreras são os mais valiosos do plantel encarnado.HUGO DELGADO / EPA

Mundial dos milhões: Benfica no top-10 dos plantéis mais valiosos do torneio

Águias têm o plantel mais caro entre os clubes lusos, enquanto FC Porto vem logo a seguir, como 11.º. João Neves e Vitinha lideram entre os portugueses mais valiosos do torneio.
Publicado a
Atualizado a

A primeira janela de transferências especial para o Mundial, encerrada na última terça-feira (10 de junho), ajudou a redesenhar o peso de mercado de algumas equipas, mas manteve uma máxima: o futebol europeu continua a dominar o cenário económico com os plantéis mais valiosos do mundo. Entre eles, o Benfica figura no top-10, à frente do FC Porto (11.º), numa prova marcada pela disparidade financeira entre os participantes.

O Auckland City, por exemplo, adversário das águias na estreia, tem o plantel menos valioso da competição, avaliado em apenas 5,2 milhões de euros - 35 vezes menos do que valem Mbappé e Haaland (180 milhões de euros cada), jogadores mais caros do torneio. O Palmeiras de Abel Ferreira, surge como exceção ao domínio europeu, liderando entre os clubes de fora do Velho Continente.

Mesmo impulsionado pelo dinheiro saudita, o Al Hilal continua distante dos gigantes europeus e dos principais clubes brasileiros. João Neves e Vitinha, jogadores portugueses mais cotados no mercado também estarão no torneio.

Confira o valor de todos os plantéis do torneio*

Grupo A

Al Ahly - 49,65 milhões de euros. Jogador mais valioso: Mahmoud Trezeguet (5 milhões de euros)

O Al Ahly aproveitou a janela de transferências para repatriar um dos principais jogadores que revelou nos últimos anos. Aos 30 anos, o extremo Mahmoud Trézéguet, que chegou a disputar três temporadas da Premier League pelo Aston Villa, deixou o Al Rayan, do Catar, para juntar-se ao maior campeão egípcio, também dono do plantel mais valioso do continente.

Inter Miami - 66,18 milhões de euros. Jogador mais valioso: Lionel Messi (18 milhões de euros)

É Lionel Messi quem faz o valor de mercado do plantel do Inter Miami disparar. Aos 37 anos o argentino, a título de comparação, vale o triplo do segundo mais cotado atleta do plantel norte americano, o chileno Tomás Avilez (6 milhões). Mesmo já pouco valiosos no mercado, os veteranos Luis Suárez (1,8 milhões), Sergio Busquets (1,5 milhões) e Jordi Alba (1,5 milhões) são outros que ajudam o clube a ter o plantel mais caro dos EU no torneio.

Palmeiras - 238,75 milhões de euros. Jogador mais valioso: Estêvão (55 milhões de euros)

Se a equipa comandada por Abel Ferreira tem o plantel mais caro do Brasil - e maie valioso fora da Europa - muito deve a Estêvão, uma das maiores promessas do futebol brasileiro. O jovem de 18 anos, no entanto, terá no Mundial seus últimos momentos com a camisola verde: já foi negociado com o Chelsea por 61,5 milhões de euros.

Estêvão é o jogador mais valioso do Palmeiras.
Estêvão é o jogador mais valioso do Palmeiras.Cesar Greco/Palmeiras

FC Porto - 345,9 milhões de euros. Jogador mais valioso: Samu Aghehowa (50 milhões de euros)

No Porto, os suspeitos do costume são os responsáveis por alavancar o valor de mercado da equipa. Diogo Costa, Samu e Rodrigo Moram valem juntos 130 milhões de euros, mais de um terço do valor total do plantel, que teve o reforço o espanhol Gabri Veiga (avaliado em 18 milhões) para o Mundial.

Grupo B

Atlético de Madrid – 515,8 milhões de euros. Jogador mais valioso: Julián Alvarez (90 milhões de euros)

Cerca de um ano após trocar o Manchester City pelo Atlético de Madrid, Julián Alvarez segue em alta no cenário internacional. Em sua primeira temporada pelos colchoneros, o argentino assinalou 29 golos, sendo ainda uma das principais figuras de sua seleção e aumentando seu valor de mercado em 10 milhões de euros. Vale quase o dobro que o médio Pablo Barrios (55 milhões), o segundo do Atlético de Madrid mais bem cotado pelo portal.

Botafogo – 163,20 milhões de euros. Jogador mais valioso: Igor Jesus (15 milhões de euros)

O Botafogo foi o clube brasileiro que mais se movimentou na janela especial para o Mundial. Arthur Cabral, vindo do Benfica, e Joaquín Correa, da Internazionale, foram dois dos principais reforços para o plantel comandado por Renato Paiva, que tem como atleta mais valioso o avançado Igor Jesus, já negociado com o Nottingham Forest por 20 milhões.

Paris Saint-Germain – 1,05 mil milhões de euros Jogador mais valioso: Désiré Doué, Khvicha Kvaratskhelia e Ousmane Dembélé (90 milhões de euros)

Atual campeão europeu, o PSG tem o terceiro plantel mais valioso do torneio. Entre os destaques estão João Neves e Vitinha, os portugueses com maior valor de mercado do campeonato, avaliados pelo portal em 80,00 milhões.

Vitinha é um dos portugueses mais valiosos do mundo.
Vitinha é um dos portugueses mais valiosos do mundo.Mohammed Badra/EPA

Seattle Sounders – 51,75 milhões de euros. Jogador mais valioso: Obed Vargas (6,00 milhões de euros)

Promessa do futebol mexicano, o jovem Obed Vargas é o principal jogador do clube do estado de Washington e já seguido de perto por clubes europeus. Jesús Ferreira e Pedro de La Vega, outras promessas da América Latina também contribuem para o valor, avaliados em 4 milhões de euros cada.

Grupo C

Auckland City – 5,2 milhões de euros. Jogador mais valioso: Mario Ilich (275 mil euros)

Vem da Nova Zelândia o plantel mais barato do Mundial de Clubes: o Auckland City. A título de comparação, os neozelandeses - que enfrentarão o Benfica na segunda ronda - tem um valor de mercado 72 vezes menor do que o da equipe encarnada.

Bayern de Munique – 842,5 milhões de euros. Jogador mais valioso: Jamal Musiala (140 milhões de euros)

Outro clube com um dos planteis mais bem avaliados pelo portal, o Bayern chega forte para o torneio após a conquista da Bundesliga. A equipa conta com dos portugueses, o médio João Palhinha (30 milhões) e o lateral-esquerdo Raphael Guerreiro (8 milhões).

Benfica – 373,5 milhões de euros. Jogador mais valioso: Vangelis Pavlidis 35 milhões.

Clube português com plantel mais caro do torneio, o Benfica tem três jogadores avaliados em mais de 30 milhões além de Vangelis Pavlidis e Álvaro Carreras: Tomás Araújo (32 milhões), António Silva, António Silva (32 milhões) e Orkun Kökçü (30 milhões); as águias não acertaram nenhuma contratação para o Mundial.

Pavlidis, um dos atletas mais valiosos do Benfica.
Pavlidis, um dos atletas mais valiosos do Benfica.EPA/LUIS BRANCA

Boca Juniors – 78,43 milhões de euros Jogador mais valioso: Kevin Zenón (9 milhões de euros)

Adversário da estreia dos benfiquistas, o Boca Juniors também tem um plantel consideravelmente mais barato do que o comandado por Bruno Lage - quase cinco vezes mais valioso. Os argentinos também não conseguiram concretizar o negócio pelo principal alvo desta janela, o médio Leandro Paredes, da Roma, que segue em negociações com o clube.

Grupo D

Chelsea – 991,7 milhões de euros. Jogador mais valioso: Cole Palmer (120 milhões de euros)

Um dos clubes mais ricos do mundo, o Chelsea chega ao Mundial embalado pela conquista da Liga Conferência e a quarta colocação na Premier League. Antigo jogador do Sporting, o médio Dário Essugo é um dos rostos novos para o torneio, tendo sido negociado pelo clube português por 22 milhões de euros.

Espérance – 20,35 milhões de euros. Jogador mais valioso: Yan Sasse (1,5 milhões de euros)

O clube marroquino que enfrenta o Flamengo na estreia da competição tem justamente dois brasileiros como os mais valiosos do plantel: o extremo Yan Sasse (1,5 milhões) e o ponta de lança Rodrigo Rodrigues (800 mil euros).

Flamengo – 219,15 milhões de euros. Jogador mais valioso: Gérson (25 milhões de euros)

O Flamengo tem o segundo plantel mais valioso do futebol brasileiro, mas pode ver a despedida de seu atleta mais bem avaliado pelo mercado. O médio Gérson, que participou das duas partidas comandadas por Carlo Ancelotti na seleção canarinha, tem conversas adiantadas com o Zenit, da Rússia, e pode deixar o rubro-negro ainda antes do início da competição.

Los Angeles FC – 50,98 milhões de euros. Jogador mais valioso: Denis Bouanga (8 milhões de euros)

Terceiro representante "da casa" confirmado no torneio após derrotar o Club América, do México, por 2 - 1 nos Playoffs, o LAFC tem no gabonês Denis Bouanga seu principal atleta e também o mais caro do plantel. Os veteranos campeões do mundo pela França, Hugo Lloris (1 milhão de euros) e Olivier Giroud (1,5 milhões) são outros destaques.

Grupo E

Internazionale – 714,8 milhões de euros. Jogador mais valioso: Lautaro Martínez (95 milhões de euros)

Vice-campeã da Liga dos Campeões, a Internazionale chega para o Mundial de Clubes com o plantel mais caro dos representantes italianos. Os nerazurri aproveitaram a janela do Mundial de Clubes para anunciar as chegadas do croata Petar Susic, por 14 milhões de euros e do brasileiro Luis Henrique por 23 milhões de euros.

Monterrey – 69 milhões de euros. Jogador mais valioso: Sergio Canales (6 milhões de euros)

Clube dos espanhóis veteranos Sergio Ramos e Sergio Canales, o Monterrey conta com dois antigos jogadores do Porto no plantel: Jesús Corona (2 milhões de euros) e Óliver Torres (4 milhões). Os mexicanos chegam para o torneio como o clube norte-americano com plantel mais valioso.

River Plate – 114,2 milhões de euros. Jogador mais valioso: Franco Mastantuono (30 milhões de euros)

Uma das principais joias do futebol sul-americano alavanca o valor de mercado do plantel do River Plate. Franco Mastantuono, que recentemente tornou-se o mais jovem jogador a estrear pela seleção argentina é avaliado pelo portal em 30 milhões de euros. O jovem já é observado de perto pelo Real Madrid, clube para o qual deve se transferir após o Mundial.

Mastantuono está em negociações com o Real Madrid.
Mastantuono está em negociações com o Real Madrid.Divulgação/River Plate

Urawa Reds – 20,05 milhões de euros. Jogador mais valioso: Samuel Gustafson (2,30 milhões)

Representante japonês na competição, o Urawa Reds tem um dos plantéis mais baratos do Mundial. Os brasileiros Danilo Boza (1,6 milhões de euros) e Matheus Sávio (1,50 milhões), ambos com passagem pelo futebol português - Braga B e Estoril Praia, respetivamente - completam o pódio de mais valiosos.

Grupo F

Borussia Dortmund – 477,9 milhões de euros. Jogador mais valioso: Jamie Gittens (50M €)

O Borussia Dortmund foi outro clube que aproveitou a janela para reforçar o plantel. Uma das principais contratações foi a de Jobe Bellingham, irmão mais novo de Jude, estrela do Real Madrid. O jovem transferiu-se para o emblema alemão com valores a rondar os 36 milhões de euros.

Fluminense – 83 milhões de euros. Jogador mais valioso: Jhon Arias (17 milhões de euros)

Existem algumas explicações para o Fluminense ser o clube brasileiro com o valor de mercado mais baixo da competição. Primeiro, é uma equipa com muito menos recursos do que Botafogo, Flamengo e Palmeiras. Depois, por ser um plantel formado por diversos veteranos, como Thiago Silva (700 mil euros) e Paulo Henrique Ganso (400 mil euros).

Mamelodi Sundowns – 35,25 milhões de euros. Jogador mais valioso: Lucas Ribeiro (2,5 milhões de euros)

Treinado por Miguel Cardoso, os sul-africanos tem nos brasileiros Lucas Ribeiro e o ex-Paços de Ferreira, Artur Sales (900 mil euros), alguns dos principais destaques de seu ataque. Segundo plantel mais valioso da África.

Ulsan HD – 14,9 milhões de euros. Jogador mais valioso: Erick Farias (1,5 milhões de euros)

Representante da Coreia do Sul, o Ulsan Hyundai é outro que ocupa o top-5 de plantéis mais baratos do Mundial. Com passagens por União Santarém e Portimonense, Yago Carriello (550 mil euros) é um dos nomes conhecidos da equipa.

Grupo G

Al-Ain – 46,59 milhões de euros. Jogador mais valioso: Soufiane Rahimi (7 milhões de euros)

O Al-Ain terá um guarda-redes português no Mundial de Clubes - e não será um qualquer. Rui Patrício (1 milhão de euros) anunciou sua despedida da Atalanta para disputar o torneio e junta-se ao seu conterrâneo Fábio Cardoso (3 milhões).

Juventus – 631,7 milhões de euros. Jogador mais valioso: Bremer (50 milhões de euros)

A Juventus ainda conta com Francisco Conceição (36 milhões) para a disputa da competição, embora o extremo luso ainda não tenha futuro definido para a próxima época. O empréstimo ao clube de Turim se encerra no próximo mês.

Manchester City – 1,31 mil milhões de euros Jogador mais valioso: Erling Haaland (180 milhões de euros)

Após uma temporada frustante, a equipa dirigida por Pep Guardiola investiu pesado na janela de transferências: Tijjani Reijnders, vindo do Milan por 55 milhões de euros e Rayan Cherki, por 42 milhões, contratado junto ao Lyon, foram duas das principais contratações.

Rayan Cherki foi uma das principais contratações do City para o Mundial.
Rayan Cherki foi uma das principais contratações do City para o Mundial. Manchester City/Divulgação

Wydad Casablanca – 17,31 milhões de euros. Jogador mais valioso: Jamal Harkass (1,40 milhões de euros)

Adversário do City na estreia, o plantel do clube marroquino tem um valor de valor avaliado em menos de 18 milhões de euros. Ou seja: quase 76 vezes menor do que o do clube inglês.

Grupo H

Al-Hilal – 153,43 milhões de euros. Jogador mais valioso: Rúben Neves (25,0 milhões de euros)

Mesmo superestrelado, o clube saudita ainda fica longe das cifras dos clubes europeus. Além de Rúben Neves, João Cancelo (15 milhões de euros) é outro dos mais valiosos.

Pachuca – 55,95 milhões de euros. Jogador mais valioso: Oussama Idrissi (7 milhões de euros)

Prometendo brigar com o Al Hilal e o Red Bull Salzburg, o Pachuca aposta na experiência do veterano Salomón Rondón (750 mil euros) e John Kennedy (7 milhões de euros) para surpreender no Mundial.

RB Salzburg – 175,5 milhões de euros. Jogador mais valioso: Oscar Gloukh (20 milhões de euros)

Com um dos plantéis mais novos do torneio (média de 22 anos), o Red Bull Salzburg é o representante austríaco do Mundial de Clubes. Além de Gloukh, Karim Konaté e Joane Gadou, ambos avaliados em 15 milhões de euros, são outros dos destaques da equipa.

Mbappé é o jogador mais valioso do torneio ao lado de Haaland.
Mbappé é o jogador mais valioso do torneio ao lado de Haaland.Aniel Gonzalez - EPA

Real Madrid – 1,33 mil milhões de euros. Jogador mais valioso: Kylian Mbappé (180 milhões de euros)

Por fim, mais não menos valioso - muito pelo contrário - está o Real Madrid. Os merengues tem o plantel mais caro da competição, ainda mais impulsionado pelos recém-chegados Trent Alexander-Arnold (75 milhões de euros) e Dean Huijsen (60 milhões). A tendência é que o clube volte a se reforçar na segunda janela do Mundial, que será aberta entre os dias 27 de junho e 3 de julho.

*Valores retirados do portal especializado Transfermarkt

nuno.tibirica@dn.pt

Pavlidis e Carreras são os mais valiosos do plantel encarnado.
Mundial de Clubes: como estão os adversários dos portugueses a um mês do arranque
Pavlidis e Carreras são os mais valiosos do plantel encarnado.
DAZN anuncia transmissão gratuita Mundial de Clubes na app
Pavlidis e Carreras são os mais valiosos do plantel encarnado.
Mundial de Clubes. Como o prestígio e os milhões podem comprometer a próxima época
Pavlidis e Carreras são os mais valiosos do plantel encarnado.
Mundial de Clubes: como estão os adversários dos portugueses a um mês do arranque

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt