Helmuth Duckadam festeja o último penálti defendido na final de Sevilha.
Helmuth Duckadam festeja o último penálti defendido na final de Sevilha.DR

Morreu Helmuth Duckadam, o herói da final da Champions de 1986 com o Barcelona

O antigo guarda-redes tinha 65 anos. Tornou-se herói do Steaua Bucareste e da Roménia ao defender todos os remates dos jogadores do Barcelona no desempate por penáltis.
Publicado a
Atualizado a

Helmuth Duckadam, antigo guarda-redes romeno, morreu esta segunda-feira os 65 anos, vítima de um enfarte. Para a história fica o jogo em que se tornou herói nacional da Roménia e do Steaua Bucareste, ao defender os quatro penáltis marcados pelo Barcelona na final da Taça dos Campeões de 1986, disputada em Sevilha, precisamente no desempate por grandes penalidades, depois do empate 0-0 após 120 minutos.

Além de ter sido responsável pelo grande feito da história do futebol romeno, Duckadam, que ficou conhecido como "O Herói de Sevilha", ainda conquistou dois campeonatos e uma taça da Roménia pelo Steaua.

A final da Taça dos Campeões foi um dos últimos jogos que disputou na carreira, uma vez que aos 27 anos sofreu um aneurisma axilar, que o obrigou a retirar-se dos relvados, tendo depois trabalhado como polícia fronteiriço na região de Arad, acabando mais tarde por reformar-se por razões clínicas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt