Morreu Antonio Inoki, a lenda japonesa da luta
Antonio Inoki, famoso lutador profissional japonês que se tornou político, morreu neste sábado aos 79 anos. O canal público de televisão NHK informou que foi vítima de uma paragem cardíaca.
Com 1,90 metro de altura, Inoki foi pioneiro nas artes marciais mistas no Japão e conquistou a fama em 1976, quando enfrentou o campeão mundial dos pesos pesados Muhammad Ali, num confronto incomum, em Tóquio, entre um atleta de wrestling e um pugilista.
Em 1989 foi eleito para a Câmara Alta do Parlamento japonês pelo já extinto Partido Deporto e Paz. Como legislador viajou para o Iraque antes da Guerra do Golfo de 1990 para libertar de reféns japoneses.
Inoki perdeu a sua cadeira no Parlamento em 1995 e aposentou-se do mundo das lutas três anos depois, mas voltou a ser eleito para o Senado em 2013 por outro partido da oposição.
Depois de estabelecer fortes laços com a Coreia do Norte, Inoki visitou o país várias vezes para ajudar a resolver a questão dos japoneses sequestrados por Pyongyang durante a Guerra Fria, antes de acabar com sua carreira política em 2019. Em 2020 Inoki revelou que tinha sido diagnosticado com uma doença cardíaca.