Espanha, Suíça e checos no caminho rumo à final four da Liga das Nações

Santos diz que para já o foco está no apuramento para o Mundial, em março. Só depois irá pensar nesta competição, que tem "duas janelas muito decisivas" no fim e no início de épocas.

Portugal vai medir forças com Espanha, Suíça e República Checa na Liga das Nações 2022, ditou o sorteio desta quinta-feira realizado em Nyon, na Suíça. A seleção nacional, que está na Liga A, ficou integrada no Grupo 2 da competição que venceu em 2019, quando bateu os Países Baixos por 1-0 na final realizada no Estádio do Dragão, no Porto, com um golo solitário de Gonçalo Guedes.

"Na Liga das Nações ninguém quer ninguém. Não vale a pena antecipar favoritos porque até lá muita coisa vai mudar. As equipas estão em mudança, mas é um grupo consistente. A Suíça, por exemplo, fez com que a Itália fosse jogar o playoff para o Mundial", reagiu o selecionador nacional em declarações ao Canal 11.

Santos lembrou que esta é uma competição "muito rápida". "São seis jogos e quando começarmos vai ser ainda mais rápido. Torna tudo menos previsível. São duas janelas muito decisivas, uma é o fim de uma temporada, com algum cansaço, um momento difícil para a forma física, com Portugal e Espanha com muitos jogadores nos campeonatos principais e finais de competições europeias de clubes, e depois em setembro é o contrario, é quando os jogadores voltam ao ativo", apontou, indicando que nesta competição "o crescimento faz-se na prova e de uma forma mais constante".

O selecionador nacional fez ainda questão de vincar que no imediato o foco da seleção nacional é playoff para o Mundial, que se realiza em março: "É o objetivo primeiro. Depois disso pensamos na Liga das Nações. É uma competição na qual temos algo a dizer. É uma competição grande e vai ainda ser maior, Portugal já lá tem o nome inscrito."

Na Liga das Nações avançam apenas para a fase final da competição os quatro vencedores da Liga A. As seleções que terminarem no primeiro posto nas outras três ligas (B,C e D) serão promovidas na edição 2024/25 para a liga superior. Já os últimos classificados das Ligas A e B caem para ligas inferiores.

As quatro primeiras jornadas serão disputadas entre 2 e 14 de junho, e as duas derradeiras rondas entre 22 a 27 de setembro. O calendário foi concentrado devido à fase final do Mundial do Qatar estar prevista para novembro/dezembro de 2022.

A final four da Liga das Nações - as meias-finais, o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar e a final - será disputada entre 14 e 18 de junho de 2023. Ou seja, já depois do Mundial do Qatar.

A Espanha é teoricamente o adversário mais complicado do Grupo 2. Finalista derrotado na última final da Liga das Nações (perdeu com a França), contabiliza 16 vitórias no historial de confrontos de sempre contra Portugal (e 16 empates e seis derrotas). Refira-se, contudo, que a seleção nacional não perdeu nenhum dos últimos cinco jogos disputados contra o país vizinho (quatro empates e uma vitória lusa).

A Suíça, país onde atua o avançado benfiquista Seferovic, também tem um historial positivo diante de Portugal (10 triunfos, cinco empate e oito derrotas). Mas s seleção nacional bateu os helvéticos nos dois derradeiros confrontos, o último dos quais num jogo precisamente da Liga das Nações, nas meias-finais da edição de 2019, com um triunfo por 3-1.

Relativamente à República Checa, a história de duelos é bastante curta - apenas três -, com dois triunfos para Portugal e uma derrota. O único desaire luso aconteceu nos quartos de final do Euro96, com o famoso chapéu de Karel Poborsky a Vítor Baía.

Apesar de não ser um grupo fácil, até porque só passa uma seleção à final four, Portugal evitou o grupo da morte, onde estão Itália, Alemanha, Inglaterra e Hungria.

LIGA A

Grupo 1
França
Dinamarca
Croácia
Áustria

Grupo 2
Espanha
Portugal
Suíça
Rep. Checa

Grupo 3
Itália
Alemanha
Inglaterra
Hungria

Grupo 4
Bélgica
Países Baixos
Polónia
País de Gales

LIGA B

Grupo 1
Ucrânia
Escócia
Rep. Irlanda
Arménia

Grupo 2
Islândia
Rússia
Israel
Albânia

Grupo 3
Bósnia Herzegovina
Finlândia
Roménia
Montenegro

Grupo 4
Suécia
Noruega
Sérvia
Eslovénia

LIGA C

Grupo 1
Turquia
Luxemburgo
Lituânia
Ilhas Faroé

Grupo 2
Irlanda Norte
Grécia
Kosovo
Chipre/Estónia

Grupo 3
Eslováquia
Bielorrússia
Azerbeijão
Casaquistão/Moldávia

Grupo 4
Bulgária
Macedónia Norte
Geórgia
Gibraltar

LIGA D

Grupo 1
Liechtenstein
Chipre/Estónia
Andorra
Letónia

Grupo 2
Malta
Casaquistão/Moldávia
San Marino

nuno.fernandes@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG