Desporto
17 março 2023 às 13h38

Inter Milão é o adversário do Benfica nos quartos-de-final

Encarnados vão defrontar o carrasco do FC Porto nos oitavos-de-final. A primeira mão é no Estádio da Luz.

DN

O Benfica vai medir forças com o Inter Milão nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça. A primeira mão dos quartos-de-final está agendada para 11/12 de abril, no Estádio da Luz, e a segunda para 18/19 do mesmo mês, em Milão.

Twittertwitter1636688073315569665

O Inter Milão, que foi o carrasco do FC Porto nos oitavos de final, ocupa atualmente a segunda posição na liga italiana, a 18 pontos do líder Nápoles. A equipa treinada por Simone Inzaghi tem como principais estrelas o argentino Lautaro Martínez, Edin Dzeko, Lukaku, Nicolò Barella, entre outros. Sendo um adversário complicado, teoricamente o Benfica acabou por ter alguma sorte no sorteio, evitando tubarões como o Real Madrid, Manchester City e até o Nápoles.

No caso de conseguir eliminar o Inter, o Benfica defrontará nas meias-finais o vencedor da eliminatória entre os igualmente italianos de AC Milan e Nápoles, com a primeira mão fora, em 9 ou 10 de maio, e segunda em Lisboa, em 16 ou 17 de maio. Ou seja, para chegar à final, marcada para 10 de junho, em Istambul, na Turquia, a formação comandada pelo alemão Roger Schmidt 'só' precisa, assim, de derrotar equipas da Serie A, a começar pelos 'nerazzurri'.

Benfica e Inter Milão só se cruzaram três vezes nas provas europeias. A primeira aconteceu na final da Taça dos Campeões Europeus de 1965, que os italianos venceram por 1-0. Mais recentemente, em 2004, defrontaram-se na Taça UEFA. Na Luz registou-se um empate sem golos e em Milao o Inter venceu por 4-3.

JOGOS DOS QUARTOS DE FINAL

BENFICA-Inter Milão

Real Madrid-Chelsea

Manchester City-B. Munique

AC Milan-Nápoles

O clube da Luz, para chegar aos quartos-de-final, terminou a fase de grupos da Champions no primeiro lugar, à frente do PSG. E nos oitavos-de-final eliminou o Club Brugge, da Bélgica, com duas vitórias - 0-2 fora e 5-1 na Luz.

O Benfica já bateu o seu recorde de receitas em prémios da UEFA com a participação esta época na Liga dos Campeões. O apuramento para os quartos rendeu mais 10,6 milhões de euros, o que significa que, esta temporada, os encarnados garantiram até agora 71,6 milhões na prova onde continuam sem derrotas.

O diretor de relações internacionais do Benfica, Simão Sabrosa, afirmou que "não há favoritos" nos dois jogos dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, nos quais os encarnados vão defrontar os italianos do Inter Milão.

"Temos que respeitar o adversário, mas não existem favoritos neste momento, sabemos que jogar primeiro em casa não nos dá vantagem, mas dá-nos a certeza de que teremos grande ambiente no nosso estádio na primeira mão", afirmou Simão Sabrosa, em declarações ao canal televisivo do clube.

O representante do Benfica no sorteio, que decorreu hoje em Nyon, afirmou que o adversário transalpino, que nos 'oitavos' afastou o FC Porto, "merece todo o respeito".

"É uma equipa com grande tradição na Europa, está neste momento em segundo lugar no campeonato [italiano] e merece todo o nosso respeito, pelo mérito que tem", disse.

O antigo futebolista não quis comentar um eventual embate nas meias-finais, fase em que o Benfica poderá encontrar o AC Milan ou o Nápoles, afirmando: "Neste momento, o foco esta no Inter, não iremos pensar, nem falar sobre a meia-final".

O vice-presidente do Inter Milão classificou esta sexta-feira o Benfica como "uma equipa com muita qualidade", e anteviu um "clima quente" na Luz no jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol.

"O Benfica tem muita qualidade, não é um adversário fácil, vamos encontrar um clima quente no jogo em Lisboa, mas isso faz parte do futebol e temos de estar preparados", afirmou o argentino Javier Zanetti, após o sorteio da Liga dos Campeões, realizado em Nyon, na Suíça.

O ex-futebolista internacional argentino e atual vice-presidente do clube italiano referiu que o Benfica, que nunca ultrapassou os quartos de final na era 'Champions' (desde 1992/93), "tem jogadores de grande qualidade", destacando o compatriota Otamendi que disse conhecer "muito bem".

Zanetti admitiu que o Inter Milão, que nos 'oitavos' afastou o FC Porto, espera chegar às meias-finais e elegeu o Real Madrid, o Manchester City e o Bayern Munique como favoritos à vitória na competição.