Inter Miami-FC Porto. O reencontro de Messi com os dragões, 22 anos após a estreia
FC Porto

Inter Miami-FC Porto. O reencontro de Messi com os dragões, 22 anos após a estreia

Argentino é maior estrela do Mundial de Clubes. Estreou-se em 2003 na inauguração do Estádio do Dragão e esta quinta-feira volta a encontrar os portistas, agora com a camisola do Inter Miami.
Publicado a
Atualizado a

O destino futebolístico de Lionel Messi está umbilicalmente ligado ao FC Porto, clube que reencontra na sexta-feira, no Mundial de Clubes. Foi no Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, o dia 16 de novembro de 2003, que se estreou como sénior na equipa principal do Barcelona diante dos portistas, então orientados por José Mourinho. Tinha 16 anos e 145 dias.

A estreia de La Pulga tornou então a inauguração do Dragão como um pedaço da história do futebol. Afinal, eram os primeiros passos de um dos melhores de sempre, dono de oito Bolas de Ouro. "Toda a gente fala agora da estreia de Messi, mas a verdade é que ninguém imaginou que aquele garoto se ia tornar em quem se tornou", lembrou o antigo avançado Derlei ao DN, jogador que também ele entrou para a história como autor do primeiro golo do recinto portista, ao marcar um dos golos do triunfo por 2-0 (o outro golo foi de Hugo Almeida).

O argentino tinha chegado a La Masia - escola de formação do Barcelona - com 13 anos e já era considerado uma das maiores promessas do Barça. Como tal foi lançado pela primeira vez na equipa principal dos catalães por Frank Rijkaard à passagem do minuto 74, por troca com Fernando Navarro.

Vestia a lendária camisola 14 do Barça, mas não sentiu o peso da herança de Johan Cruijff. A estreia oficial de Lionel Messi pelo Barcelona só aconteceu um ano depois, a 16 de novembro de 2004, no dérbi catalão frente ao Espanyol, em pleno Estádio Olímpico Luís Companys. Na altura, entrou para o lugar de Deco, que tinha brilhado no FC Porto e participado na estreia do astro argentino no Dragão.

Esta quinta-feira, 19 de junho, Messi e o seu Inter Miami recebem os dragões no segundo jogo do Grupo A do Mundial de Clubes. Na primeira jornada, os norte-americanos empataram 0-0 com o Al Ahly, campeão egípcio, antes do FC Porto empatar com o Palmeiras, num jogo também sem golos.

Por isso, para ambicionar chegar aos oitavos de final da prova, a equipa treinada por Martín Anselmi precisa vencer o Inter Miami. E, segundo o defesa-central Zé Pedro, frente a Messi o objetivo está bem definido. "Toda a gente seguiu a carreira que ele fez e acho que acima de tudo temos de estar concentrados ao máximo, focados na tarefa, e só assim poderemos ter sucesso", disse o defesa central, assumindo que vai tentar troca de camisola com o astro argentino: "Sim, pode ser uma tentativa. Vai ser uma caça um pouco difícil."

Zé Pedro abordou ainda o impacto de Martín Anselmi, que assumiu o comando técnico a meio da época passada: "Também é difícil para o treinador e para a equipa técnica implementar tudo de forma muito rápida para que os jogadores se sintam confortáveis. É um processo que necessita de tempo e espero que possamos dar melhores respostas e que sejamos mais felizes daqui em diante."

Com Diogo Costa ainda lesionado, a baliza voltará a ser defendida por Cláudio Ramos, que foi eleito MVP do jogo com o Palmeiras, mostrou-se cauteloso com o adversário que terá agora pela frente. "O Inter Miami faz parte da MLS, mas há ali nomes que pesam. E estamos no Mundial de Clubes, não é? Não há nenhuma equipa que não seja forte e que não seja competitiva. E o Inter Miami, não podemos esquecer, tem alguns jogadores com muito peso no futebol e que temos que respeitar. E acho que da mesma forma que eles nos vão respeitar a nós. Respeitamos muito o Inter Miami, mas vamos trabalhar, vamos ter o nosso plano de jogo. Em tudo que o FC Porto entra é para tentar ganhar", garantiu o guarda-redes em entrevista à DAZN.

Cláudio Ramos destacou ainda "a história que o FC Porto tem no futebol" para dizer que a equipa espera honrar esses valores diante do Inter Miami.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt