Ingleses atacam em Portugal. Tottenham garante Porro, Enzo e Vitinha à espera

Os spurs chegaram a acordo com o Sporting e pagam 47,5 milhões de euros. Chelsea e Southampton também acenam com milhões para levarem mais dois futebolistas da I Liga. Janela de transferências fecha esta noite.

Os clubes ingleses estão a fazer uma última investida de final de mercado em Portugal para levarem três dos melhores jogadores da I Liga. O sportinguista Pedro Porro já está garantido pelo Tottenham, o benfiquista Enzo Fernández e o bracarense Vitinha estão à espera de luz verde para rumarem a Chelsea e Southampton, respetivamente.

Após alguns avanços e recuos, Pedro Porro ficou a saber ao início da noite que poderá viajar para Londres para fazer exames médicos e assinar contrato com o Tottenham. Os spurs chegaram a acordo com o Sporting para pagar 47,5 milhões de euros pelo defesa-direito, sendo que o negócio inclui ainda que os leões passem a deter mais 15% dos 50% dos direitos de Marcus Edwards que estavam na posse do clube inglês, que é agora 65% da SAD de Alvalade.

O dia foi difícil para Porro, que a determinada altura ficou com a sensação de que, afinal, ficaria em Lisboa. O jogador não participou mesmo no treino da manhã, devidamente autorizado, de acordo com os leões, mas após o reatar das conversas entre os clubes, tudo chegou a bom porto.

Para fazer face à saída de Porro, o Sporting prepara-se para garantir junto do Barcelona o empréstimo do espanhol Héctor Bellerín, de 27 anos, até final da época.

Enzo à beira de um recorde

O Chelsea tenta tudo para garantir o 16.º reforço desta temporada e, para isso, os seus dirigentes estão dispostos a (quase) tudo para convencer o Benfica a libertar o médio argentino Enzo Fernández. Dinheiro não é problema para aquelas bandas, pelo que o clube londrino aceita mesmo pagar os 120 milhões de euros que constam da cláusula de rescisão do Campeão do Mundo, mas de forma faseada e não a pronto, conforme exige a direção liderada por Rui Costa.

Até cerca das 22.00 ainda não havia fumo branco a esta ofensiva londrina na Luz, apesar de a imprensa inglesa garantir que o negócio estava bem encaminhado. Certo é que Enzo Fernández fez ontem de manhã trabalho de ginásio e fica a dúvida se esta noite (21.15 horas) defronta o Arouca, em partida da 18.ª jornada da I Liga.

Na antevisão da partida, o treinador Roger Schmidt admitiu estar "preparado para tudo" nestas últimas horas de mercado, lembrando que o Benfica "não está no lugar do condutor", pois "o jogador tem uma cláusula no contrato, pelo que se o jogador quiser e o clube pagar, não é possível impedir" a saída.

O técnico alemão continua a demonstrar ter muita paciência em relação a um futebolista que tem sido importante ao longo da época. Aliás, a confirmar-se a transferência de Enzo Fernández para o Chelsea por 120 milhões de euros, o médio argentino irá bater o recorde de transferências da Premier League, na posse do Manchester City, que em 2021 pagou 114 milhões de euros ao Aston Villa para ter Jack Grealish. Diga-se de passagem que, além do extremo inglês apenas dois jogadores custaram mais de 100 milhões de euros a clubes ingleses: Romelu Lukaku (111 milhões) pelo Chelsea e Paul Pogba (101) pelo Manchester United.

Se Enzo for contratado, o Chelsea atingirá a impressionante marca dos 610,49 milhões de euros investidos em novos jogadores durante esta época, sendo que mais de metade gasto só na janela de inverno: 328,5 milhões de euros.

Refira-se que o segundo clube que mais investiu nas duas janelas de transferências de 2022/23 foi o Manchester United com... 240,32 milhões de euros.

Southampton ataca Vitinha

Quem parece estar na porta de saída de Braga é o avançado Vitinha Oliveira, de 22 anos. De acordo com notícias publicadas pela imprensa inglesa, o Southampton, último classificado da Premier League, prepara-se para bater a cláusula de rescisão do jogador, que está fixada nos 30 milhões de euros.

O internacional sub-21 português, que esta época contabiliza 13 golos e cinco assistências pelos bracarenses, é considerado pelos responsáveis do Southampton como jogador que pode tornar-se importante para o clube evitar a descida ao Championship. Afinal, os Saints contabilizam apenas 17 golos em 20 jogos da Premier League e precisam desesperadamente de mais poder de fogo no ataque.

Refira-se que Vitinha tem sido bastante cobiçado durante este mercado de inverno, sendo que o presidente dos minhotos, António Salvador, terá inclusive rejeitado propostas no valor de 20 milhões de euros, lembrando aos interessados que o avançado tem contrato até 2027, pelo que só o deixará sair pelos 30 milhões que constam no contrato.

Pizzi em Braga, Luan no Porto

No que diz respeito a contratações, o principal destaque vai para o o Sp. Braga, que anunciou a contratação de Pizzi, que rescindiu com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, e assinou um contrato válido até final da época 2023/24.

Por sua vez, o FC Porto apresentou o avançado brasileiro Luan Brito, de 20 anos, que chega ao Dragão emprestado pelo Fluminense durante 18 meses, período após o qual os portistas têm uma opção de compra que ronda os 4,5 milhões de euros. Para já, vai começar pela equipa B.

Finalmente, o Sporting prepara-se para anunciar nas próximas horas o defesa costa-marfinense Ousmane Diomandé, de 19 anos, que tem esta época representava o Mafra, por empréstimo dos dinamarqueses do Midtjylland, que vai receber 7,5 milhões de euros, estando previstos mais 5 milhões por objetivos.

carlos.nogueira@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG