"Favoritos? Djokovic, Carlos Alcaraz e contem com o Nadal"
O Carlos Alcaraz parece ser o new wonder kid do ténis mundial. Na sua opinião está entre os favoritos para vencer já um Grand Slam, neste caso Roland Garros, que começa já amanhã?
O Alcaraz é um jogador tremendamente explosivo, agressivo dentro do court mas calmo na hora de tomar decisões. Apesar da idade tem já uma mentalidade vencedora. Obviamente que está no lote de favoritos em Roland Garros, mas julgo que é abusivo dizer-se que é o principal favorito. O Djokovic, que é líder do ranking, por aquilo que vimos recentemente em Roma e Madrid, está muito confiante e perto da melhor forma. Mas contem com o Rafael Nadal. Se estiver bem fisicamente, sem limitações, e apesar de não ter feito muitos jogos... é preciso ter atenção à história de Nadal em Roland Garros, por isso também o incluo no lote de favoritos. Mas admito que o Djokovic possa ter uma ligeira vantagem.
Acha que o Alcaraz já ganhou um lugar nesta nova geração que vai suceder aos gigantes Djokovic, Nadal e Federer?
Acredito que será um dos tenistas que vai suceder a esta grande geração. Mas não é o único. Ele não vai ser o jogador que vai dominar sozinho o panorama mundial do ténis. Há outros grandes jogadores no circuito, casos do Medvedev, Tsisipas, Zverev, Rublev, Shapovalov, Casper Ruud... será certamente um jogador importante, mas não seria justo dizer que será o dominador. O Alcaraz não vai ganhar os torneios todos. Vamos ver como ele se vai habituar às diferentes superfícies, sobretudo à relva. E como irá evoluir em termos de mentalidade. Mas, claro, será certamente um jogador para seguir com muita atenção durante muitos e bons anos.
Nadal tem uma grande história em Roland Garros, com 13 triunfos. Mas aquela lesão crónica pode atrapalhar os planos em Paris...
Repito o que já disse. Se ele estiver bem fisicamente, tem obviamente de ser incluído nos favoritos. O Nadal é o tipo de jogador que não precisa de fazer muitos jogos para se apresentar bem em Roland Garros. Atrevo-me a dizer que serão muito poucos, ou nenhuns, os tenistas que podem vencê-lo se ele estiver em condições. Podem ter a certeza. Por isso coloco-o no top 3 dos favoritos. Mas vamos ver como lhe vai correr a primeira semana no torneio. O único problema serão as limitações físicas. Mas é bom recordar que ele já venceu este ano um Grand Slam [o Open da Austrália, batendo na final Medvedev ]. Tudo o que vier a seguir é um prémio. O Nadal será sempre um rival perigoso para todos simplesmente porque é o Rafael Nadal, o melhor jogador em terra batida de todos os tempos.
Já disse que os seus favoritos são Djokovic, Nadal e Alcaraz. E numa segunda linha quais são as suas apostas?
Temos num primeiro patamar o Djokovic, o Nadal e o Alcaraz [ficaram curiosamente os três na mesma metade do quadro principal do torneio, e podem defrontar-se nos quartos ou até nas meias-finais]. Numa segunda linha coloco Tsitsipas, Zverev, Rublev, Casper Ruud, todos bons tenistas. Depois há também o Cameron Norrie, De Miñaur, Hurkacz, Sinnery Auger-Aliassime, todos jogadores a ter em atenção, porque são perigosos. Não estou a dizer que vão ganhar Roland Garros, mas são sempre rivais duros de bater.
João Sousa é um dos dois portugueses presentes no quadro principal. Que opinião tem do número 1 português?
O João Sousa foi sempre um lutador, que ultrapassou um período mais difícil, mas felizmente parece estar à procura do seu melhor ténis. Mas neste tipo de torneios, como é o caso de Roland Garros, vai depender do sorteio. Mas com um sorteio favorável, digamos que poderá chegar à terceira ronda. Seria um bom resultado para o João recuperar confiança. Ele dá sempre 100% e trabalha muito para melhorar o seu jogo. Fez uma boa carreira, mas precisa de ganhar jogos em grandes torneios para se manter mais um tempo no circuito.
Este ano o torneio vai voltar a ter jogos à noite....
A iluminação é sempre uma coisa complicada. E depois há a questão de poderem existir jogos de longa duração, o que dá menos tempo para um jogador recuperar. Acho que é bom para o público, positivo para o torneio, mas um pouco mais difícil para os jogadores.
Perguntas enviadas por e-mail através da Eurosport, canal de TV que transmite o torneio entre domingo e 5 de junho.