Diana Gomes festeja o golo que valeu o empate à seleção nacional.
Diana Gomes festeja o golo que valeu o empate à seleção nacional.FOTO: NUNO VEIGA/LUSA

Esforço final valeu empate com a Itália e Portugal ainda sonha com o apuramento

Seleção Nacional esteve muito tímida até Itália abrir o marcador, mas libertou-se e reagiu a tempo de chegar ao 1-1. Agora, é preciso vencer a Bélgica e esperar por ajuda espanhola.
Publicado a
Atualizado a

A seleção nacional feminina empatou 1-1, esta segunda-feira, 7 de julho, com a Itália e continua a sonhar com a passagem aos quartos de final do Campeonato da Europa, que decorre na Suíça. Agora, terá de vencer a Bélgica na terceira jornada e esperar por uma goleada da Espanha (já qualificada) frente a Itália, pois é preciso recuperar 6 golos em relação à squadra azzurra.

A grande novidade no onze português foi Kika Nazareth, que não jogava desde março, devido a lesão. No aquecimento antes do início da partida, as jogadoras portuguesas homenagearam Diogo Jota, envergando camisolas com o seu nome.

Aos 7 minutos surgiu a primeira oportunidade de golo, com Patrícia Morais a fazer grande defesa, após remate de Girelli. Aos 20’ as italianas voltaram a estar muito perto do golo, com o poste a salvar cabeceamento de Salvai. E, durante esse minuto, o estádio cantou o nome de Diogo Jota.

No último quarto de hora do primeiro tempo as portuguesas conseguiram impor alguma ordem no seu jogo e passaram a ter mais bola, embora sem criar situações de perigo junto da baliza de Giuliani. E houve novo susto para Portugal, com a bola a entrar na baliza de Patrícia Morais, mas havia fora de jogo de Severini e o golo foi anulado.

Até ao intervalo, destaque para o momento insólito em que… cinco jogadoras (!) saíram com queixas de um lance disputado na pequena área portuguesa. Felizmente, todas recuperaram e, em cima do intervalo, Patrícia Morais voltou a ser “gigante”, opondo-se a remate de Girelli.

O intervalo chegou com a sensação de que, mais uma vez, Portugal se exibiu muito abaixo da sua real valia e que seria preciso muito mais para vergar a Itália e continuar a sonhar com uma boa participação neste Campeonato da Europa. E, felizmente, foi isso mesmo que sucedeu.

Portugal recomeçou em bom estilo, conseguindo jogar no meio-campo italiano mas continuava a faltar mais eficácia no último terço e voltou a ser a Itália a estar perto do golo, num lance de Caruso.

Pouco depois, Joana Marchão, lesionada, cedeu o lugar a Catarina Amado, enquanto Ana Capeta foi rendida por Jéssica Silva. E foi esta última a dispor da primeira oportunidade de golo da equipa das quinas, depois de ter sido lançada por Kika Nazareth, com um passe cheio de classe. No entanto, a jogadora do Gotham FC deu um toque a mais na bola e o lance perdeu-se.

Quem aproveitou, logo de seguida, foi a Itália, com Girelli a concluir um lance de contra-ataque com toda a classe, atirando ao ângulo, sem hipóteses para Patrícia Morais. Um lance onde voltaram a ser visíveis as dificuldades de Portugal na transição defensiva, algo que tem sido notório nas últimas partidas.

Portugal reagiu com valentia e chegou ao empate, por Diana Silva, mas o lance foi anulado, por fora de jogo da nova jogadora do Benfica. Francisco Neto fez duas substituições, com a esgotadíssima Kika Nazateth – sem grande ritmo, mas fez tudo o que estava ao seu alcance para que o resultado fosse outro – e Diana Silva a serem rendidas por Telma Encarnação e Dolores Silva. E Portugal viu o seu esforço final recompensado com o golo do empate, um chapéu de Diana Gomes aos 89 minutos.

No tempo de compensação voltou a aparecer Patrícia Morais com uma defesa de grande nível e Tatiana Pinto bem podia ter sido heroína, mas a guarda-redes italiana negou o golo do triunfo da equipa das quinas. Portugal terminou com dez jogadoras, depois de Ana Borges ter sido expulsa por duplo amarelo aos 90’+6.

Sexta-feira Portugal jogará diante da Bélgica a última cartada para saber se conseguirá pela primeira vez passar a fase de grupos de um Europeu, precisando ainda de uma grande ajuda espanhola.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt