Dois recordes do Mundo na Liga Diamante de Paris
A portuguesa Liliana Cá, que vai participar nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou em 6.º lugar - com uma marca de 61,93 metros - no lançamento do disco no meeting de Paris da Liga Diamante, que ontem viu cair dois recordes do Mundo.
A ucraniana Yaroslava Mahuchikh bateu o recorde do mundo do salto em altura, com 2,10 metros, uma marca que pertencia à búlgara Stefka Kostadinova há quase 37 anos. Nos Mundiais de Roma, em 30 agosto de 1987, Stefka Kostadinova tinha garantido o título com 2,09 metros, recorde que durou até ao salto de Mahuchikh, que se assume como grande candidata à medalha de ouro em Paris2024.
A atleta queniana Faith Kipyegon melhorou o seu recorde mundial dos 1500 metros, ao correr a distância em 3.49,04 minutos. Kipyegon, bicampeã olímpica e mundial da distância, de 30 anos, melhorou em sete centésimos o anterior máximo (3.49,11 minutos), que estabelecera no ano passado, em Florença (Itália), a menos de três semanas de defender o título nos Olímpicos.
O sueco Armand Duplantis tentou quebrar o recorde do mundo do salto com vara, mas falhou as três tentativas e ficou-se pelos 6,25 metros.