Suspeita de encontro combinado entre adeptos do Benfica e D. Kiev

Foram detidas 54 pessoas, "alegados adeptos" do Dínamo Kiev, nos confrontos que foram registados cerca de meia hora antes do jogo no Estádio da Luz, a contar para a Liga dos Campeões. PSP diz que "foi necessário efetuar 17 disparos de arma de fogo para o ar".

Os 54 detidos nos confrontos antes do jogo da Liga dos Campeões de futebol entre o Benfica e os ucranianos do Dínamo Kiev, na quarta-feira, vão ser hoje presentes a tribunal, com a PSP a suspeitar de "encontro combinado".

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) explica, em comunicado, que os detidos vão ser na manhã desta quinta-feira presentes às autoridades judiciárias competentes, no Campus da Justiça, no Parque das Nações.

Segundo as autoridades, os 54 detidos são "alegados adeptos" do Dínamo Kiev, tendo sido também identificados "adeptos do clube visitado" e estando ainda a ser efetuadas diligências para identificar outros intervenientes.

"Do que foi verificado, houve comportamentos que indiciam que o encontro entre os diferentes grupos tenha sido previamente combinado. Dos detidos, 13 apresentaram ferimentos que careceram de tratamento médico, tendo havido ainda um polícia ferido sem gravidade", acrescenta a PSP.

PSP efetuou "17 disparos de arma de fogo para o ar"

Na quarta-feira, antes do jogo entre o Benfica e o Dínamo Kiev, a PSP deteve 54 pessoas por serem suspeitas do crime de participação em rixa entre adeptos das duas equipas nas imediações do Estádio da Luz, que obrigou à intervenção policial.

"No momento da intervenção, os polícias foram alvo de arremesso de várias pedras, garrafas e tochas, sendo necessário recorrer aos meios coercivos para cessar com os confrontos. Face ao escalar dos confrontos entre os adeptos e consecutiva confrontação para com a atuação policial, a fim de se preservar a integridade física dos polícias e de terceiros, foi necessário efetuar 17 disparos de arma de fogo para o ar e prosseguir com a ação de detenção dos intervenientes", explica o documento.

De acordo com a RTP, tudo terá começado num parque de estacionamento junto ao estádio.

"Pelas 19.30, no exterior do estádio, verificou-me a situação de desordem entre adeptos do Benfica e do Dínamo Kiev e houve necessidade de a polícia se deslocar até ao local rapidamente e fazer cessar esses confrontos. Desta situação temos a registar 54 detenções, sendo que 12 dos detidos foram assistidos pelo INEM e transportados para a unidade hospitalar por elementos da polícia. Temos a reportar situações como dificuldades respiratórias e pequenos traumas", disse Laura Bicheiro, subcomissária da PSP, em declarações à RTP.

Segundo a CNN Portugal, 28 adeptos ucranianos e dois portugueses foram assistidos no Hospital Santa Maria, em Lisboa, tendo tido, entretanto, alta.

Em vídeo enviado ao DN, que aqui reproduzimos, é possível ver o lançamento de very lights e tochas pelo ar.

Dentro do Estádio da Luz, o Benfica garantiu a passagem para os oitavos de final da Liga dos Campeões ao vencer o Dínamo Kiev, por 2-0, na sexta jornada do grupo E, beneficiando da vitória do Bayern Munique no jogo frente ao Barcelona, que, assim, ficou afastado da competição.

Notícia atualizada às 11:11 de quinta-feira (9 de dezembro)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG