Cinco dos principais judocas nacionais falham Grand Prix de Lisboa
Catarina Costa, vice-campeã europeia em título em -48 kg, Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) e os medalhados Olímpicos Telma Monteiro (-57 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) são baixas, por lesão, na seleção para o Grand Prix de judo, que decorre de hoje até domingo no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Bárbara Timo (-63 kg), vice-campeã mundial em 2019, em -70 kg, e bronze nos Mundiais de Tashkent em 2022, é o nome mais forte entre os portugueses na prova que abre o calendário internacional. João Fernando (-81 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg), judocas virtualmente em zona de apuramento olímpico, também estão entre os 27 participantes de Portugal, 17 atletas homens e 10 mulheres.
Atualmente, a seleção tem oito judocas em lugar virtual de apuramento, numa lista final a publicar em junho: Rodrigo Lopes (-60 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e João Fernando (-81 kg, como quota continental), em masculinos, e Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), em femininos.
São esperados 644 judocas de 92 países, incluindo atletas russos inscritos como independentes, segundo denunciou a embaixada da Ucrânia em Portugal, que assinalou “pelo menos 10” judocas russos com estatuto individual neutro e que serão militares das Forças Armadas da Federação Russa, com base na lista divulgada pelo ministério da Juventude e do Desporto da Ucrânia.