Caso Paul Pogba: um conflito familiar, acusações de extorsão e feitiçaria

Como um conflito na família Pogba pode afetar carreira do médio e o ambiente na seleção francesa

As autoridades francesas abriram uma investigação policial após alegações do futebolista Paul Pogba, que se queixa de ser vítima de uma chantagem de vários milhões de euros que envolve o seu irmão Mathias.

O caso envolve um conflito familiar e acusações de recurso a práticas de feitiçaria por parte do médio internacional, atualmente na Juventus, quando faltam apenas três meses para a França defender o seu título no Campeonato do Mundo de futebol, que decorrerá no Qatar.

Quem é Mathias Pogba?

Mathias, de 32 anos, é o irmão mais velho de Paul (29) e irmão gémeo de Florentin. Os três são jogadores profissionais. Mathias, nascido em Conakry, capital da Guiné, teve uma carreira de saltimbanco que o levou a Itália, Holanda, Espanha e Eslovénia. Grande parte da sua carreira foi passada no Reino Unido, incluindo passagens por Wrexham, Crewe Alexandra e Partick Thistle, de divisões secundárias. No ano passado, jogou 12 partidas pelo Belfort, na quarta divisão francesa. Mathias Pogba também apareceu como comentador em programas televisivos em França.

Até recentemente, os irmãos Pogba pareciam unidos. Mathias, Florentin e s sua mãe, Yeo Moriba, eram vistos regularmente nos jogos da seleção de França em que Paul jogou.

Paul Pogba é também um dos principais doadores da 48 H POUR, uma instituição de caridade criada por Mathias para ajudar a fornecer água potável e educação para crianças na Guiné.

O que disse Mathias Pogba?

No sábado (27), Mathias Pogba publicou um vídeo no Instagram no qual prometia "grandes revelações" sobre o irmão Paul e a agente do jogador da Juventus, Rafaela Pimenta, viúva do ex-agente Mino Raiola.

No vídeo, Mathias Pogba diz que "o mundo inteiro, assim como os fãs do meu irmão, e mais ainda a seleção francesa e a Juventus, os companheiros de equipa do meu irmão e os seus patrocinadores merecem saber de certas coisas". "Tudo isso provavelmente será explosivo", concluiu, sem acrescentar nenhuma substância às suas "revelações".

Como respondeu Paul Pogba?

Um comunicado divulgado no domingo e assinado pelos advogados de Paul Pogba, pela sua mãe Yeo Moriba e pela empresária Rafaela Pimenta, disse que os vídeos publicados na noite de sábado "infelizmente não são uma surpresa".

"Vêm na sequência de ameaças e tentativas de extorsão de um gangue organizado contra Paul Pogba", diz o comunicado., acrescentando que as "entidades competentes em Itália e França foram informados há um mês".

A rádio France Info informou que Paul Pogba disse aos investigadores que tinha sido ameaçado por "amigos de infância e dois homens encapuzados armados". O grupo teria exigido 13 milhões de euros ao médio francês por "serviços prestados", disse Pogba à investigação, acrescentando que uma pessoa próxima dele tinha levantado 200.000 euros usando o seu cartão de crédito.

Em que ponto está a investigação?

Os promotores de Paris confirmaram à AFP que uma investigação foi aberta no dia 3 de agosto sobre alegações de extorsão e tentativa de extorsão por um gangue organizado.

Segundo informações da France Info confirmadas à AFP por uma fonte com conhecimento do caso, Paul Pogba disse aos investigadores que tinha sido ameaçado por "amigos de infância e dois homens encapuzados armados" que o culparam por não os ajudar financeiramente.

Paul Pogba também disse aos investigadores que foi ameaçado em várias ocasiões em Manchester, enquanto jogava pelo Manchester United, e em Turim, onde atualmente joga pela Juventus. E disse que reconheceu o seu irmão Mathias entre os suspeitos.

O que tem Kylian Mbappé a ver com isso?

O atacante do Paris Saint-Germain e companheiro de seleção francesa de Paul Pogba aparece citado no caso. Paul Pogba disse aos investigadores que os seus chantagistas queriam desacreditá-lo alegando que ele pediu a um feiticeiro para lançar um feitiço sobre o avançado Mbappé, o que Pogba nega.

Numa série de tweets publicados no domingo, Mathias Pogba apela diretamente a Mbappé, dizendo: "Kylian, entendes agora? Não tenho nada contra ti, o que estou a dizer é para o teu bem, tudo é verdade e conhecido, o feiticeiro é conhecido! Desculpe por este irmão, que se diz muçulmano e está envolvido até o pescoço em feitiçaria."

Como isso pode afetar a seleção de França?

A revelação do caso chega em má hora para a seleção francesa, a menos de três meses da defesa do título no Mundial no Qatar. Paul Pogba está atualmente afastado por causa de uma lesão no joelho e enfrenta uma luta para recuperar totalmente a forma a tempo, mas continua a ser um jogador importante na seleção de França.

Tal como aconteceu no caso de chantagem de 2016 que envolveu Karim Benzema, Mathieu Valbuena e um vídeo de conteúdo sexual, existe agora o perigo de que esre caso possa afetar negativamente o ambiente do grupo, podendo afetar o relacionamento entre dois dos principais jogadores da seleção francesa, Paul Pogba e Mbappé.

Falando à rádio RMC Sport, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Le Graet, disse esperar que o caso "não coloque em questão" o lugar de Pogba na equipa. "Neste momento, são apenas rumores", acrescentou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG