Câmara manda fechar bares e restaurantes no Marquês a partir das 16.00

Por motivos de segurança, PSP e Câmara de Lisboa mandam fechar restaurantes e bares no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade. Várias ruas vão também estar com condicionamentos.

A Câmara Municipal de Lisboa mandou fechar todos os restaurantes, bares e lojas de conveniência da zona do Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade a partir das 16.00 de sábado, dia 27 de maio.

Num despacho com data de 24 de maio e assinado pelo vereador da Economia, Inovação e Espaço Público, Diogo Moura, é determinado a esses "estabelecimentos de serviços, restauração e bebidas" a restrição de horário a partir das 16.00.

O responsável autárquico justifica a medida com a "possibilidade de se realizarem festejos de vencedor da Liga Profissional de Futebol por parte do Sport Lisboa e Benfica e na sequência do pedido da Polícia de Segurança Pública quanto a essa mesma eventualidade".

No documento a que o DN teve acesso, é publicada uma lista de 63 estabelecimentos que terão de fechar portas a partir das quatro da tarde e que, de acordo com as indicações da PSP estão localizados "dentro e nas áreas limitrofes do perímetro de segurança estabelecido" por esta força de segurança.

Recorde-se que também a Feira do Livro, localizado no Parque Eduardo VII, vai ter de encerrar, pelas 17.00.

No caso da Feira, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, adiantou nesta quinta-feira (dia 25 de maio) que o encerramento da mesma que está previsto para 11 de julho poderá ser adiado para 13 de julho.

A operação prevista pela PSP

Na eventualidade de serem realizadas celebrações do campeão da Liga Bwin, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP levará a cabo uma operação de segurança visando contribuir para que os possíveis eventos decorram num ambiente festivo e em segurança.

Admitindo a possibilidade de virem a ser realizados eventos na área do Marquês de Pombal na cidade de Lisboa, a exemplo de anos anteriores, a PSP implementará gradualmente algumas medidas:

Condicionamentos rodoviários a partir das 16h30:

- Eixo Entrecampos/Marquês de Pombal (onde se inclui o corte na Rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo);

- Eixo Praça de Espanha/Marquês de Pombal (Praça de Espanha e Avenida António Augusto Aguiar);

- Eixo Amoreiras/Marquês de Pombal (Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, onde se inclui o corte e isolamento do túnel do Marquês e Rua Joaquim António de Aguiar);

- Eixo Restauradores/Marquês de Pombal (Praça dos Restauradores e Avenida da Liberdade).

Perímetro e pontos de acesso:

Também a exemplo de anos anteriores, será gradualmente consolidada a área do perímetro do possível recinto através de implementação de pontos de acesso, por onde, após controlo e revista pela PSP, é possível aceder à Praça do Marquês de Pombal, a partir das 17h00:

- Avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Tomás Ribeiro

- Avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Martens Ferrão

- Rua Braamcamp

- Avenida da Liberdade com a Rua Alexandre Herculano

- Avenida Joaquim António de Aguiar com a Rua Castilho

- Avenida Duque de Loulé com a Rua Eça de Queiroz

- Avenida António Augusto Aguiar

A implementação deste recinto levará, a partir das 16h30, ao encerramento de estações do Metropolitano para entrada e saída de passageiros nas estações do Marquês de Pombal, Parque e Picoas.

A PSP aconselha:

- Privilegie a deslocação em transportes públicos na deslocação para os festejos;

- Se optar por viatura particular, não estacione em locais proibidos, verifique se a deixou bem trancada e sem objectos expostos no seu interior;

- Será efetuado um controlo de entrada de objetos no perímetro, por isso, verifique a listagem de objetos que não deve portar;

- Acate com total disponibilidade as ordens dos Polícias, pois as mesmas destinam-se a garantir a segurança de todos os que pretende participar nos eventos;

A serem realizados eventos de celebração, a PSP apela a todos os adeptos a adoção de comportamentos e atitudes adequados a um ambiente desportivo e festivo, de respeito por todos os participantes, evitando o incentivo à violência e à promoção e participação em conflitos e/ou situações de alteração de ordem pública.

Eventual receção ao Benfica 2.ª feira na CM Lisboa

Na eventual possibilidade de conquista do título de campeão nacional de futebol, as equipas (jogadores e equipa técnica) e a direção do Sport Lisboa e Benfica serão recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, numa cerimónia que terá lugar nos Paços do Concelho, na próxima segunda-feira, dia 29 de maio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG