Ao Benfica tocou-lhe o brinde, ao FC Porto uma meia fava italiana

Águias e dragões defrontam Club Brugge e Inter Milão, respetivamente, nos oitavos da Champions que terá duas finais antecipadas. Na Liga Europa, leões defrontam o Mydtjyland.
Publicado a
Atualizado a

O maior brinde do sorteio da Champions saiu ao Benfica, que vai defrontar nos oitavos de final o Club Brugge, da Bélgica, o adversário por quem todos os cabeças de série suspiravam. Já o FC Porto vai medir forças com o Inter Milão, clube que Sérgio Conceição bem conhece dos tempos de jogador. Na Liga Europa, o Sporting tem um adversário acessível, o Midtjylland, da Dinamarca, e o Sp. Braga não terá missão fácil na Liga Conferência, diante da Fiorentina.

O Benfica vai medir forças com um dos adversários do FC Porto na fase de grupos. Se é verdade que os belgas causaram sensação ao vencerem por 0-4 no Dragão, mais recentemente foram goleados em casa pelos dragões pelo mesmo resultado. Mas convém lembrar que na fase de grupos ganharam na Bélgica ao Atlético Madrid (2-0) e ao B. Leverkusen (1-0). Atualmente, o clube treinado por Carl Hoefkens, onde atua o ex-benfiquista Yaremchuck, é quarto classificado no campeonato, com 32 pontos, a 11 do líder Genk.

"Conhecemos bem o Brugge, foi campeão da Bélgica no ano passado, todos vimos a campanha que fez nesta fase de grupos. A fasquia é chegar a fevereiro e disputar o primeiro jogo fora, para depois jogarmos no nosso estádio, onde somos muito fortes, e com o apoio dos nossos adeptos conseguirmos ultrapassar este adversário. Respeitando-o ao máximo e mantendo os valores que temos demonstrado ao longo desta época", reagiu Simão Sabrosa, diretor do Benfica.

Twittertwitter1589579166844071937

Já Bart Verhaeghe, presidente do Club Brugge, está consciente das dificuldades: "Temos um grande respeito pelo Benfica, é neste momento a equipa número um em Portugal. Jogámos contra o FC Porto e sabemos o quão boa é a Liga portuguesa. Também têm uma tradição rica, estão sempre nos palcos europeus e temos um grande respeito. Compete-nos dar o nosso melhor e o coeficiente da Bélgica não está muito longe do de Portugal e também será um jogo interessante a esse nível." As águias visitam o Club Brugge a 15 de fevereiro e jogam na Luz a 7 de março.

O plantel do Brugge está avaliado em 184,20 milhões de euros e os jogadores mais valiosos são Andreas Olsen(20M), Vanaken e Noa Lang (15M cada)

Mais complicada (mas longe de ser impossível) parece a missão do FC Porto, que terá pelo caminho nos oitavos de final o Inter Milão, clube onde Sérgio Conceição atuou como jogador entre 2001 e 2003. Na fase de grupos, os nerazzurri ficaram no segundo lugar, atrás do Bayern Munique, mas à frente do Barcelona. O FC Porto joga em Milão a 22 de fevereiro e o jogo do Dragão é a 14 de março.

A equipa milanesa, treinada por Simone Inzaghi e onde atuam futebolistas como Dzeko, Lautaro Martínez, Lukaku, Mkhitaryan e Çalhanoglu, é atualmente sétima classificada na liga italiana, com 24 pontos, a 11 do Nápoles. O plantel dos milaneses está avaliado em 592,5 milhões de euros.

"Vai ser uma eliminatória de grande nível, o Inter é uma equipa de qualidade, com bons jogadores. Acreditamos que podemos fazer algo muito interessante nesta Liga dos Campeões. Somos ambiciosos, temos história, estamos habituados a estar nesta lides. É acreditar, porque sentimos que é possível", adiantou Vítor Baía.

Javier Zanetti, diretor desportivo dos italianos, deixou elogios aos dragões. "Temos grande respeito pelo FC Porto. Se ganhou o grupo significa que esteve bem. Conheço o Sérgio Conceição, vi o jogo contra o At. Madrid, têm jogadores interessantes. É difícil criar situações de ataque contra a equipa de Simeone e o FC Porto criou muitas. Não será um desafio fácil", atirou.

O histórico de confrontos entre os dragões e os nerazzurri é ligeiramente favorável aos italianos - venceram dois jogos, empataram um e perderam outro.

Destaque ainda no sorteio para dois jogos que são autênticas finais antecipadas: o Real Madrid-Liverpool e o PSG-Bayern Munique. O jogo entre espanhóis ingleses é uma reedição das finais da época passada e de 2017-18, ambas ganhas pelo Real Madrid. Alemães e franceses defrontaram-se na final de Lisboa em 2019-20, com triunfo dos bávaros.

Na Liga Europa, o Sporting não se pode queixar do sorteio, pois terá como adversário no play-off de acesso aos oitavos o Midtjylland, da Dinamarca, equipa que foi eliminada pelo Benfica na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões - 3-1 e 4-1. O Midtjylland foi segundo classificado do grupo F, atrás do Feyenoord, mas ficou à frente da Lazio e do Sturm Graz. O atual oitavo classificado da liga dinamarquesa é agora treinado pelo espanhol Albert Capellas.

Twittertwitter1589593611544727552

"O Midtjylland é uma equipa que, nos últimos anos, tem sido presença assídua nas competições europeias. Estiveram num grupo muito equilibrado na Liga Europa, terminaram com os mesmo pontos do primeiro. O objetivo é passar à fase seguinte. Quando chegar esta eliminatória estaremos preparados para o desafio", reagiu Hugo Viana, diretor desportivo dos leões.

"O Sporting tem muitos e grandes méritos europeus, sem dúvida que será uma tarefa difícil. Estamos ansiosos e vai ser incrível", disse Svend Graversen, diretor desportivo dos dinamarqueses.

Nos restantes jogos da Liga Europa, destaque para o Barcelona-Manchester United, uma espécie de final antecipada da prova, que marcará o reencontro de Cristiano Ronaldo com os catalães. E para a Roma de Mourinho, que joga com o RB Salzburgo. Os jogos da 1.ª mão estão agendados para 16 de fevereiro; a 2.ª joga-se a 23 do mesmo mês.

Na Liga Conferência, o Sporting de Braga não teve grande sorte no sorteio, pois terá pela frente a Fiorentina, equipa treinada por Vincenzo Italiano, que ocupa o 12.ª lugar da Serie A.

Os arsenalistas, porém, não se dão mal com equipas italianas, pois eliminaram Chievo e Parma (ambos em 2006/07) e Udinese (2012/13), no "play-off" de acesso à Champions. No historial de confrontos só caíram perante a Roma (2020/21).

Twittertwitter1589608994464735232

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt