Benfica e Sporting só precisam de empate na última jornada para garantir playoff da Champions
PAULO NOVAIS/LUSA

Benfica e Sporting só precisam de empate na última jornada para garantir playoff da Champions

Encarnados vão visitar uma Juventus ainda com esperança de chegar aos oito primeiros lugares, que dão acesso direto aos oitavos de final. Já os verde e brancos vão receber o já eliminado Bolonha.
Publicado a
Atualizado a

Benfica e Sporting apenas necessitam de empatar na última jornada da fase da Liga dos Campeões, agendada para a próxima quarta-feira, 29 de janeiro, para garantir o apuramento para o playoff.

Refira-se que os encarnados vão visitar uma Juventus ainda com esperança de chegar aos oito primeiros lugares, que dão acesso direto aos oitavos de final. Já os verde e brancos vão receber o já eliminado Bolonha.

Tanto águias (em 21.º lugar) como leões (em 23.º) têm 10 pontos e um saldo positivo de golos, que no caso da equipa de Bruno Lage é de 2 e da de Rui Borges é de 1. Ora, empatando, esse saldo mantém-se e passa cada uma a somar 11 pontos.

Benfica e Sporting só precisam de empate na última jornada para garantir playoff da Champions
Gyökeres entra tarde e Sporting oferece primeira vitória ao RB Leipzig na Champions

Esses 11 pontos seriam, em primeiro lugar, inalcançáveis para uma das equipas ainda com hipóteses de apuramento, o Shakhtar Donetsk (é 27.º, tem 7 pontos e pode chegar aos 10).

Depois, a primeira equipa fora da zona de apuramento, o Manchester City (25.º, com 8 pontos), vai defrontar o Club Brugge (20.º, com 11 pontos). Se os citizens não vencerem, não conseguirão ultrapassar Benfica ou Sporting, mas se triunfarem, o Club Brugge continuará com 11 pontos e terá um saldo negativo em golos, ou seja, seria sempre ultrapassado pelas equipas portuguesas que conseguirem pelo menos o empate.

Adicionalmente, as outras duas equipas com 10 pontos, Paris Saint-Germain (22.º) e Estugarda (24.º), vão defrontar-se na última jornada. Se uma vencer, a outra continuará com 10 pontos. Se empatarem, passarão ambas a somar 11, mas os alemães terão um saldo negativo de golos, ou seja, ficaria sempre atrás das equipas portuguesas que conseguirem pelo menos o empate.

Até perdendo Benfica e Sporting poderão vir a seguir em frente, mas passariam a depender dos resultados de Manchester City, Dínamo Zagreb, Shakhtar Donetsk e do Estugarda-PSG. Impossível será chegar ao top-8, uma vez que há sete equipas com inalcançáveis 14 pontos e dos jogos Aston Villa-Celtic, Lille-Feyenoord e Brest-Real Madrid sairão mais três que com toda a certeza vão atingir essa pontuação.

Refira-se que Liverpool e Barcelona são as únicas equipas já com o apuramento confirmado para os oitavos de final. Arsenal, Inter de Milão, Atlético Madrid, AC Milan, Atalanta, Bayer Leverkusen, Aston Villa, Mónaco, Feyenoord, Lille, Brest, Borussia Dortmund, Bayern Munique, Real Madrid, Juventus e Celtic já garantiram, no mínimo, a presença no playoff.

Por outro lado, Bolonha, Sparta Praga, Leipzig, Girona, Estrela Vermelha de Belgrado, Sturm Graz, Salzburgo, Slovan Bratislava e Young Boys estão já eliminados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt