Bayern goleia por 9-2 e Real Madrid sofre para bater o Estugarda no Bernabéu
EPA/ANNA SZILAGYI

Bayern goleia por 9-2 e Real Madrid sofre para bater o Estugarda no Bernabéu

Real Madrid, detentor do título, suou para vencer a equipa alemã (3-1), enquanto o Bayern fez história, ao esmagar o Dínamo Zagreb em Munique.
Publicado a
Atualizado a

O Sporting arrancou esta terça-feira em 'estilo' a Liga dos Campeões de futebol, com um triunfo sobre o Lille (2-0), enquanto o Real Madrid, detentor do título, 'suou' para vencer o Estugarda (3-1) e o Bayern Munique fez história.

Na Alemanha, os bávaros esmagaram o Dínamo Zagreb por 9-2 e tornaram-se a primeira equipa de sempre a marcar nove golos num jogo da 'era Champions' (desde 1992/93, sem pré-eliminatórias), numa primeira ronda em que o técnico Paulo Fonseca voltou a desiludir no comando do AC Milan, desta vez com um desaire (3-1) em San Siro perante o Liverpool.

No Estádio José Alvalade, o sueco Viktor Gyökeres, em estreia na 'Champions', marcou pelo sexto jogo seguido (só falhou na Supertaça, com o FC Porto) e deu vantagem ao Sporting aos 38 minutos, com o belga Debast, aos 65, com uma 'bomba', a assinar o seu primeiro tento desde que chegou do Anderlecht.

O Lille, que fez o seu primeiro remate na partida aos 75 minutos, atuou com menos uma unidade a partir dos 40, por expulsão de Angel Gomes, médio luso-inglês e que passou pelo Boavista.

A equipa de Rúben Amorim arrancou, assim, da melhor forma o novo formato da Liga dos Campeões e segue motivada para a segunda jornada, em que vai encontrar o PSV, em Eindhoven, em 01 de outubro.

Ao contrário dos 'leões', o campeão holandês arrancou com uma pesada derrota em Turim, perante a Juventus, por 3-1, numa partida em que Francisco Conceição foi baixa nos italianos, devido a lesão.

Yildiz, aos 21 minutos, deu vantagem à Juventus e inscreveu o seu nome na história, já que foi o primeiro golo do novo formato da 'Champions'. Seguiram-se remates certeiros de McKennie, aos 27, e Nicolas González, aos 52.

Já nos descontos, aos 90+3 minutos, Saibari reduziu para o PSV.

Em Madrid, no arranque da defesa do título, o Real foi surpreendido por um corajoso Estugarda, que merecia ter saído do Bernabéu com, pelo menos, o empate, tais as dificuldades que criou ao campeão europeu, bem como a qualidade que mostrou.

Depois de uma primeira parte sem golos, Mbappé fez o primeiro com a camisola do Real Madrid na 'Champions', aos 46 minutos, mas Udav deu justiça ao resultado aos 68, repondo a igualdade.

Já depois do Estugarda ter ficado várias vezes perto da reviravolta, falou mais alto a experiência 'merengue' e Rudiger, aos 83 minutos, e Endrick, aos 90+5, garantiram o triunfo da formação do italiano Carlo Ancelotti.

Em Munique, o Bayern acabou por fazer história, mas só a partir dos 57 minutos ganhou algum conforto, quando Harry Kane fez o 4-2, depois do Dínamo Zagreb ter marcado dois golos em pouco menos de dois minutos.

Ao intervalo, tudo 'normal', com 3-0 para os bávaros, com golos de Kane, de grande penalidade, aos 19 minutos, do internacional português Raphaël Guerreiro, aos 33, e de Olise, aos 38.

Ao intervalo, o guarda-redes Neuer, lesionado, deu lugar a Ulreich e, subitamente, o Dínamo regressou ao jogo, com remates certeiros de Petkovic, aos 49 minutos, e Ogiwara, aos 50.

Kane pôs fim a 'revolução' croata, aos 57 minutos, seguindo-se um festival inédito de golos na 'Champions', com mais dois do inglês, aos 73 e 78, ambos também de penálti, de Olise, que 'bisou' aos 61, e dos suplentes Sané (82) e Goretzka (90+2).

Em apuros na Serie A, em que ocupa apenas o 10.º lugar, Paulo Fonseca desperdiçou uma oportunidade de dar nas 'vistas' ao comando do AC Milan e acabou por cair perante o Liverpool, apesar de ter estado a vencer na partida.

Pulisic, logo aos três minutos, fez o técnico português festejar, numa partida em que lançou Rafael Leão no 'onze', mas o Liverpool, com Diogo Jota de inicio, partiu para uma exibição de superioridade sobre os italianos e venceu com golos de Konaté (23), Van Dijk (41) e Szoboszlai (67), numa partida em que os 'reds' podia ter alcançado um triunfo ainda mais expressivo.

Destaque ainda para o triunfo do Aston Villa na Suíça perante o Young Boys, por 3-0, no regresso do emblema de Birmingham à elite europeia depois de mais de quatro décadas de ausência. O belga Tielemans, com um golo e uma assistência, foi a grande figura do jogo em Berna.

A Liga dos Campeões de futebol iniciou esta época um novo modelo competitivo, com um campeonato de 36 equipas, que disputarão oito jogos, quatro em casa e quatro fora, com adversários diferentes inseridos numa só liga, ao invés de uma fase de grupos.

As equipas que ficarem nos primeiros oito lugares da Liga apuram-se para os oitavos de final, enquanto as posicionadas entre o nono e o 24.º postos disputam um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os 'oitavos'. Já os 12 clubes que terminarem abaixo da 24.ª posição serão eliminados da 'Champions', não sendo sequer relegados para a Liga Europa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt