As cinco nove regras da MLS para combater o anti-jogo e cativar o público americano

A liga de futebol profissional dos Estados Unidos, onde joga Messi, tenta acabar com as perdas de tempo nos jogos.
Publicado a
Atualizado a

A MLS, a liga profissional de futebol dos Estados Unidos, vai ter cinco novas regras na temporada de 2024 que vão ter como objetivo tornar o jogo mais rápido e com menos paragens, combatendo assim o anti-jogo, considerado por muitos a grande praga deste espetáculo.

A medida que, à partida, terá mais impacto tem a ver com o tempo que os jogadores levam a deixar o campo quando são substituídos. Assim, para acabar com a lentidão dos atletas das equipas que estão a vencer, o árbitro vai dar 10 segundos para eles abandonarem as quatro linhas, que se não forem cumpridos obrigará a que a equipa infratora fique com 10 jogadores durante um minuto. Há só duas exceções, que têm a ver com os futebolistas que estão lesionados e com as substituições dos guarda-redes.

Quando um jogador se queixar de uma lesão e estiver caído no chão por mais de 15 segundos, o árbitro terá de interromper a partida para que o médico entre no relvado para a avaliar o atleta, que será retirado do campo e deve permanecer de fora durante pelo menos dois minutos para avaliação e tratamento. Trata-se pois de uma medida para inibir a simulação de lesões.

Ainda no que diz respeito a problemas físicos, quando dois adversários sofrerem lesões na cabeça que necessitem de tratamento fora do campo, só serão autorizados a regressar ao jogo ao mesmo tempo, após serem avaliados pelos respetivos médicos.

Outra novidade nos jogos da MLS será uma réplica do que já existe no râguebi, pois as decisões tomadas pelo videoárbitro (VAR) serão anunciadas pelo juiz da partida aos espectadores em tempo real, algo que aliás está a ser avaliado atualmente pelo International Board (IFAB), a entidade que faz as leis do futebol mundial.

A última regra prende-se com a clareza do tempo extra dado pelos árbitros, que vai passar a ser contabilizado através dos marcadores dos estádios, que atualmente páram ao minuto 45 ou 90, consoante esteja a partida na primeira ou na segunda parte, mas que na nova temporada só vai parar quando o juiz apitar para o intervalo ou para o final.

A MLS 2024, que será disputada por 29 equipas e que contará com Lionel Messi (Inter Miami), vai assim estar à frente das restantes ligas mundiais, numa clara tentativa de tornar o futebol mais atrativo num país que só agora começa a despertar para aquilo que chamam soccer.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt