É um dos melhores nadadores do Mundo, vice-campeão Olímpico em Tóquio2020 nos 110 e 200 metros bruços e apareceu em grande forma em Paris2024, mas foi o fato que deu mais nas vistas. Os calções de natação da Arena mudam de cor quando entram em contacto com a água e são reveladores da anatomia do nadador de 28 anos.
O DN falou com o atleta natural de Katwijk durante um evento da Arena, em Paris, onde admitiu que teve um burnot pós Tóquio2020. "O Mundo passa a ideia que o objetivo é tenta ter o máximo de efeito com o mínimo de esforço e na natação isso é impossível.eu quero ser o mais rápido possível, e para isso, sua técnica tem que ser boa, sua física tem que ser boa, seu estado mental tem que ser bom, então, se todas essas pequenas coisas se combinarem, e você tiver essa corrida perfeita, é isso que dá o melhor sentimento Para mudar essa mentalidade, o nadador precisa ser o melhor do melhor e não soube lidar com isso. Felizmente tinha boas pessoas à minha volta, omeu treinador, a família, amigos. Hoje posso dizer que realmente gosto da vida".
Sentir-se bem fora da piscina é o melhor treino que existe para ter sucesso dentro da piscina. "Podemos nadar muito rápido e treinar muito duro, mas com o stress do dia a dias e sem uma mente livre, sem stress. Durante seis meses treinei talvez quatro horas por semana, ao invés das normais 35 horas por semana, simplesmente não queria ir para a piscina", disse oi nadador ao DN, explicando que não lidou bem com o isolamento e o confinamento na altura mais agreste da pandemia da covid-19.
Com o regresso à normalidade Arno sente que os Países Baixos esperam mais medalhas dele. É o mais velho dos cinco nadadores neerlandesees e sente alguma responsabilidade por isso, mas sem pressão. "Eu quero a medalha de ouro, mas a minha felicidade não depende das medalhas", respondue o nadador que adora viajar de barco e cozinhar: "Tento fazê-la tanto boa quanto possível."
O nadador português Diogo Ribeiro pouco antes da prova de natação dos 100 metros livres nos Jogos Olimpicos de Paris 2024 na La Defense Arena em Paris, França, 30 de julho de 2024. HUGO DELGADO/LUSA
LUSA | © 2024 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.